Não importa se você acaba de se formalizar como MEI ou já tem o seu negócio há mais tempo, uma boa gestão financeira, é indispensável. Afinal, são esses recursos que vão garantir novos investimentos, lançamentos e também o cumprimento das obrigações com fornecedores e credores.

Vamos concordar que ficar sem dinheiro é uma das piores coisas que podem acontecer a um negócio, e muitos empreendedores cometem erros básicos e imperdoáveis. Como consequência podemos perceber facilmente a gestão falha e dificuldades em levar o negócio ao sucesso.

Que tal evitar que o seu negócio passe por isso? Continue lendo este post e descubra como evitar os 5 erros básicos imperdoáveis na gestão do seu MEI!

1) Não registrar adequadamente as operações

Quando pensamos em controle financeiro de qualidade precisamos saber que é indispensável ter o registro de todas as operações e informações relacionadas.

Se a empresa não faz um registro de fluxo de caixa, por exemplo, não entende como acontece as suas movimentações e também não consegue fazer uma previsão do futuro com chances de ser assertiva.

2) Falta de organização das finanças

Não basta ter informações adequadas e garantir que sejam confiáveis se elas estiverem completamente bagunçadas e não estiverem organizadas corretamente.

É importante fazer a separação das finanças do negócio, de modo a entender melhor a configuração de uso do dinheiro. Sem essa organização, é complicado identificar gargalos e ralos de dinheiro.

Um negócio pode gastar R$ 30 mil por mês, por exemplo, e ficar dentro do orçamento, o que significaria um bom resultado. Porém, uma análise mais detalhada pode mostrar que, desse dinheiro, R$ 7 mil estão indo para um setor sem que haja necessidade.

Nesse caso, sem uma organização das finanças a gestão não será capaz de encontrar esse valor, perdendo a chance de economizar e de se tornar

Por isso, é necessário agir de maneira padronizada para conseguir a total organização das finanças, separando-as em categorias e setores. Isso facilita a análise, favorece a identificação de oportunidades e ameaças e aumenta a relevância das informações adquiridas.

3) Misturar finanças pessoais com as finanças do MEI

Falando em organização nas finanças... outro erro extremamente comum consiste em misturar finanças pessoais com as finanças do seu MEI. Ter uma conta para tudo pode até parecer prático, mas, na verdade, apenas coloca em risco a continuidade do negócio.

Essa falta de separação traz prejuízos tanto para as finanças pessoais quanto para as da empresa. Sem falar que, em relação ao dinheiro pessoal, essa mistura pode fazer com que você gaste mais do que deveria com o MEI, prejudicando os lucros do seu negócio.

Para a gestão financeira do MEI, os efeitos são ainda piores. O primeiro deles é que, ao usar recursos do MEI com despesas pessoais, você deixa de fazer investimentos importantes para o negócio, aumentando a chance de a concorrência se posicionar melhor no mercado.

Além disso, com a entrada e saída de recursos alheios aos processos e setores da empresa, os relatórios financeiros não representam a exata realidade, prejudicando toda a análise financeira do seu negócio.

4) Falta de um planejamento financeiro

Qualquer um de nós começa a empresa devagarinho, caminhando passo a passo, e aos poucos, vamos crescendo e colhendo resultados. Uns podem crescer mais rápido... outros nem tanto... e tem aqueles que infelizmente se perdem no caminho. Em qualquer um desses casos, o planejamento financeiro é essencial para a sobrevivência do MEI.

Precisamos ter e mente nossos recursos e precisamos fazer um planejamento que vai nos ajudar a definir prioridades. Áreas mais importantes ou situações mais urgentes precisam receber os recursos em primeiro lugar, deixando para pontos menos importantes os valores restantes. Além disso, precisamos estar preparados para imprevistos.

Isso só é possível com um planejamento financeiro. Ele organiza as finanças e as divide de acordo com as prioridades e setores do negócio, além de definir tetos de gastos e um maior controle.

Sem esse planejamento, a alocação de recursos acaba se tornando uma tarefa realizada muito mais baseada em questões subjetivas. E isso pode consumir recursos para cumprir atividades realmente importantes, como o lançamento de um produto ou melhora no atendimento, levando a perdas e prejuízos do seu MEI.

5) Não ter um sistema de gerenciamento

Por fim, mas não menos importante... a gestão financeira do MEI é uma tarefa que pode ser muito complexa sem a ajuda de ferramentas adequadas.

Fazer um fluxo de caixa manualmente, por exemplo, aumenta as chances de erros e de falta de relevância dos resultados. Quando temos os dados espalhados em planilhas e documentos avulsos, fica muito mais difícil acompanhar o andamento do orçamento.

E, além de comprometer a confiabilidade, uma gestão manual também compromete a produtividade fazendo com que a maioria das tarefas leve muito mais tempo do que o necessário para ser executada.

Por isso, o uso de um sistema de gerenciamento se destaca como uma solução acessível e muito vantajosa, permitindo um controle mais assertivo das finanças para melhorar a tomada de decisão. É o que o Controlle oferece aos MEIs. Através da ferramenta é possível controlar todo o fluxo de caixa, ter o panorama dos vencimentos diários e mensais, relatórios de acompanhamento que agilizam o planejamento financeiro do MEI, emissão de Boletos para cobrança e muito mais!

Enfim, ao conhecer estes 5 erros básicos imperdoáveis na gestão do seu MEI, com certeza vai ficar mais fácil proteger o seu negócio e garantir que ele tenha a quantidade necessária de recursos para ser um sucesso!