Quando iniciamos um empreendimento próprio sempre temos um medo em comum e ele é a precificação dos produtos e/ ou serviços. Isto é, sempre há um grande questionamento ao nosso redor que nos faz imaginar se estaríamos ou não tendo lucro, se o preço está alinhado ao valor que é expressado no trabalho que oferecemos.
Por isso, é essencial que fiquemos atentos às estratégias de precificação para MEI, pois, após conhecermos o que deve ser considerado na hora de dar o preço a algo, fica fácil resolver essa questão.
Neste artigo você vai ter um guia completo do que deve analisar para precificar o seu produto ou serviço MEI. Assim, você vai acabar de vez com a sua dúvida e poderá focar em crescer sua empresa e lucrar cada dia mais.
Siga com a gente neste artigo e vem aprender tudo sobre preços de produtos e serviços.
O que é precificação?
Entender o conceito de precificação é fácil, pois, apesar de acharmos que ele é algo distante da nossa realidade, ele está super presente. Imagine só, todas as vezes que você vai ao mercado, é atendido por algum prestador de serviço e etc, você sempre pensa se o preço daquilo que está adquirindo é ‘correto’.
Ou seja, você está diariamente em contato com o conceito de precificação, que nada mais é do que a definição do quanto cobrar por um produto ou serviço baseado em alguns fatores.
Sendo assim, entenda que a precificação engloba a definição do valor dos serviços prestados por uma empresa específica. Geralmente, o cálculo do preço de venda de um produto ou serviço é realizado antes do início das operações e deve ser reavaliado periodicamente.
Por isso, é importante destacar que, antes de calcular a precificação de um serviço ou produto, é necessário entender a distinção entre preço e valor.
Isto é, o preço será referente a uma quantia específica em dinheiro, enquanto o valor dirá coisas mais subjetivas, como a respeito da percepção dos benefícios que o serviço proporcionará ao consumidor. Ou seja, o preço de um serviço ou produto poderá aumentar à medida que o valor percebido pelo consumidor aumenta.
Viu só? Não é complicado, a precificação é algo fácil de se fazer, mas exige que você, empreendedor, entenda como funciona o seu produto e serviço, além de ter um olhar atento ao que acontece ao seu redor.
Segue nesta leitura que iremos te ensinar o melhor jeito de precificar seus produtos e serviços sendo microempreendedor individual.
Como precificar um produto sendo MEI?
Definir o preço para um produto deve seguir algumas regrinhas, mas, calma! Não é nada “de outro mundo”, muito pelo contrário, é tudo bem tranquilo.
Inicialmente, você terá que ter paciência, pois essa é uma etapa que precisa de atenção. Isto é, você precisa observar todas as etapas que seus produtos e/ou serviços passam. Assim, com lápis e papel na mão, ou um bloco de notas no computador, você poderá fazer o passo a passo abaixo.
Defina quais são os custos diretos
Comece anotando tudo que você gasta para o seu produto ou serviço existir. Isto é, verifique (e anote), quanto você gasta com materiais e/ou despesas específicas para cada serviço que presta, caso haja oscilações de preço nos materiais usados, faça uma média dos valores.
Não se esqueça que a taxa da maquinha de cartão é um custo direto em seus produtos e serviços. Sendo assim, para evitar aquela história “vamos cobrar mais um pouco para comprar no cartão”, inclua essa taxa no fim da sua precificação.
Faça uma lista dos seus custos indiretos
Existem alguns gastos que afetam o preço final do seu produto/serviço que chamamos de custos indiretos. Por exemplo, aluguel, água, energia, internet e outros.
Assim, faça a anotação destes gastos, é interessante fazer uma média, pode ser com o valor das contas dos últimos três meses. Não incluir estes custos no seu preço pode ser um grande erro, pois você estará diminuindo a sua margem de lucro sem perceber.
Determine sua margem de lucro
Pensando na margem de lucro, é viável que você seja realista. Ou seja, não queria ter 300% de lucro e também não queria ter apenas 5%, sem que essa realidade seja possível.
Sendo assim, ao pensar a sua margem de lucro esteja atento ao que acontece ao redor, talvez imaginar um lucro de 30% até 150% seja interessante, desde que isso seja condizente com o público-alvo e o valor agregado ao seu produto/serviço, falaremos sobre isso logo a seguir.
Fazendo as contas
Vamos considerar que você tem uma empresa que oferece decoração para eventos. Sendo assim, vamos calcular:
- Gastos com materiais para decoração: R$ 700 por mês.
- Custos com equipamentos: R$ 400 por mês.
- Aluguel de sala para guardar os materiais: R$ 600 por mês.
- Conta de luz, água, telefone e internet e transporte: R$ 250 por mês.
Supondo que você quer ter uma margem de lucro de 25% nos seus serviços.
Agora, vamos calcular o preço de venda usando a fórmula:
- Passo 1: Some seus custos diretos e custos indiretos: R$ 700 + R$ 400 + R$ 600 + R$ 250 = R$ 1.950.
- Passo 2: Subtraia a margem de lucro desejada (25%) por 1: 1 - 0,25 = 0,75.
- Passo 3: Divida o valor dos custos pelo resultado do passo 2: R$ 1.950 / 0,75 = R$ 2.600.
- Passo 4: Adicione a porcentagem da maquininha de cartão (2%): R$ 2.600 x 0,02= 52,00 + 2.600 (R$ 2.652,00).
Assim, neste caso, o preço de venda dos seus serviços de decoração deve ser de R$ 2.652,00 para atingir sua margem de lucro desejada de 25%.
Quais são as principais estratégias de precificação?
A princípio, montar uma estratégia de preço deve exigir um pouco de pesquisa, dedicação e observação. Isto é, quem é empreendedor como você deve saber o que acontece na sua empresa, mas sempre ter aquele olhar para o que está acontecendo na concorrência.
Sendo assim, abaixo você terá algumas dicas de como encontrar o preço certo dos seus produtos e serviços. Afinal, definir o preço certo para o seu produto é fundamental para o sucesso do seu negócio como MEI.
Entenda os custos
Como visto acima, é preciso calcular todos os gastos envolvidos na produção do seu produto. Ou seja, isso inclui matéria-prima, mão de obra, embalagem, frete (se for aplicável), impostos e taxas do ME, some tudo para saber o custo total por unidade produzida. Ao fazer isso, faça comparativos com seus concorrentes.
Concorrência
Competitividade é a alma do negócio, pois, não adiante ter um produto ou serviço muito bom, se você não souber como funciona o mercado que está se inserindo.
Por isso, pesquise a média de preço que seus concorrentes estão cobrando por produtos similares. Isso vai te dar uma noção do mercado e te ajudar a definir um preço competitivo. Feito isso, chegou a hora de você agregar valor ao que faz.
Valor agregado
Acreditar no produto ou serviço que você oferece é o básico para o sucesso, mas para ter ainda mais valor, é preciso que você pense no que torna o seu produto único e especial. É o design, a qualidade do material, um processo artesanal? Esse diferencial pode te permitir cobrar um valor um pouco mais alto.
É interessante que você faça uma lista de pontos fortes e diferenciais, pontos fracos e o que é igual aos concorrentes. Além de te ajudar a agregar valor, essa lista será excelente para você fazer o seu marketing.
Seu público-alvo
Agora que falamos em marketing, não dá para não falar sobre público-alvo e persona. Entender quem é o seu cliente ideal e qual o poder de compra desse público, vai ser um dos pontos principais da sua estratégia de precificação.
Por exemplo, não tem como você vender um serviço ou produto por um preço muito alto, quando o seu público não possui poder aquisitivo para isso, da mesma forma, um produto muito barato não será bem recebido por pessoas que costumam pagar valores mais altos.
Isto é, ou haverá um sentimento de supervalorização, ou de inferiorização. Por isso, é importante precificar de acordo com a realidade do seu consumidor para ter boas vendas.
Lembre-se que precificar é encontrar um equilíbrio entre o que você precisa ganhar para o seu negócio ser sustentável e o que o seu cliente está disposto a pagar.
Tipos de precificação
Agora que você já conhece as estratégias, está na hora de você entender que existem três maneiras para você definir o preço dos seus produtos e serviços. Isto é, para estabelecer os preços as você pode adotar uma dessas, sendo que cada uma tem as suas próprias vantagens e considerações.
Baseada em custos
Neste método, o cálculo do preço de venda considera os custos diretos e indiretos envolvidos na produção ou prestação do serviço. Esta está bem alinhada ao método que ensinamos, ela é essencial garantir que todos os custos sejam devidamente considerados para evitar prejuízos.
Baseada na concorrência
Nesse modelo, o preço é determinado com base nos valores praticados pelos concorrentes. Ou seja, você pode optar em precificar seus produtos ou serviços abaixo, igual ou acima dos concorrentes, dependendo da estratégia de posicionamento no mercado.
Baseada na demanda
Aqui, o preço é estabelecido considerando a relação entre oferta e procura, ou seja, a famosa regrinha do mercado. Assim, em situações de alta demanda e oferta limitada, os preços tendem a subir. Por outro lado, em mercados com forte concorrência e baixa demanda, os preços podem ser mais baixos para atrair clientes.
Cada método de precificação tem suas próprias consequências e pode ser mais adequado dependendo do produto, mercado e estratégia da empresa. Com frequência, as empresas combinam diferentes abordagens de precificação para otimizar seus resultados e atender às necessidades dos clientes.
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