Quando você vai em um estabelecimento, gosta de ter que esperar na fila do caixa para concluir sua compra? É, ninguém gosta muito disso. Então, está na hora de evitar filas no caixa do seu estabelecimento.
Isso é possível ao otimizar o tempo de pagamento de cada cliente. Mas como fazer isso? Descubra a resposta para essa dúvida a seguir.
Quais são os meios de pagamento que reduzem as filas no caixa?
A seguir listamos três meios de pagamento que ajudam a reduzir as filas nos caixas:
Pagamento na máquina de cartão com NFC
A tecnologia NFC (Near Field Communication) é conhecida também como “pagamento por aproximação”. Ela está disponível em cartão de crédito, pulseira eletrônica e também em smartphones.
Assim, um cliente que tenha qualquer um dos dispositivos citados, pode realizar um pagamento utilizando-os. Porém, para isso é necessário que o estabelecimento conte com uma máquina de cartão com NFC disponível.
Dessa forma, o estabelecimento possibilita que uma quantidade maior de meios de pagamento possam ser utilizados pelos clientes. Já que a máquina também aceita cartões comuns de crédito e débito.
Pagamento com carteira digital
A carteira digital é um aplicativo que possibilita realizar vendas, receber dinheiro, fazer transferência e realizar pagamentos à distância, por exemplo. Ela funciona como sua carteira física, porém, ela utiliza de cartões de crédito cadastrados ou créditos inseridos na carteira por meio de boleto bancário.
Assim, o estabelecimento pode utilizar uma carteira digital, como a Code Money, por exemplo, para que seus clientes também possam pagar por suas compras por meio do aplicativo. Aliás, você também poderá utilizar sua carteira digital, por exemplo, em seus pagamentos como MEI (Microempreendedor Individual).
Estes são os principais meios de pagamento que um estabelecimento pode oferecer para os seus clientes quando querem reduzir as filas no caixa. Mas como eles conseguem fazer isso?
Como esses meios de pagamento reduzem as filhas no caixa?
Os meios de pagamento que utilizam o NFC e as carteiras digitais ─ que, no geral, utilizam QR Code ─ oferecem mais agilidade na hora de pagar. Isso porque, o funcionário que está no caixa não precisa providenciar o troco, emitir boleto, fazer cobrança manual ou conferir as vendas no sistema, por exemplo.
Além disso, em alguns casos (compras abaixo de R$50) o cliente nem precisa digitar a senha para finalizar a operação ao utilizar um cartão, pulseira ou smartphone com NFC. Todos esses detalhes fazem com que tempo seja economizado na hora do cliente pagar por suas compras. Assim, as filas são evitadas.
Além de reduzir a fila, o comerciante melhora a experiência do cliente, consegue ter maior controle sobre suas vendas, dispõe de mais segurança e contribui com a otimização do seu caixa.
Aliás, essa forma de utilizar de tecnologias que otimizem o tempo na hora de pagar se chama “cashless”. Cashless é a junção de ferramentas que possibilitam que clientes paguem por suas compras sem precisar de dinheiro físico ou cartão de crédito e de débito.
Então, quer diminuir as filas no caixa? Utilize máquinas de cartão que dispõem de tecnologia NFC e tenha, ao menos, uma carteira digital disponível para aceitar transações por meio dela.
Assim, seus clientes ficarão mais satisfeitos por não esperarem tanto tempo na fila do caixa e sua empresa terá as contas mais bem organizadas. Então, implemente o quanto antes ao menos uma das tecnologias citadas.