Toda empresa deve fazer o controle de fluxo de caixa. É ele que mantém as contas em equilíbrio. Sendo assim, quem é MEI (Microempreendedor Individual) também precisa realizar esse controle. Uma das formas é começar a anotar o fluxo de recebíveis MEI.
A seguir, veremos o que é exatamente o fluxo de caixa e como começar a aplicá-lo em seu negócio. Assim, você terá suas contas organizadas e saberá quando pode investir ou quando precisa reduzir os gastos.
O que é fluxo de caixa?
O fluxo de caixa se refere ao controle do dinheiro movimentado no caixa da empresa. Sendo assim, para obter esse controle é preciso registrar toda saída e entrada de dinheiro.
Para tornar esse processo mais simples e eficaz, é aconselhável utilizar planilhas ou aplicativos, a depender do tamanho da empresa. Assim, pequenos negócios podem fazer o registro do fluxo de caixa em planilhas simples, que contenham entradas e saídas.
Já os grandes negócios precisam de algo mais automatizado, por isso é indicado o uso de aplicativos ou mesmo softwares. Dessa forma, é só preencher alguns dados e ele mesmo já cria os relatórios de saída e entrada de dinheiro.
Como controlar o fluxo de caixa?
Sabemos que o fluxo de caixa é o controle de saída e entrada de dinheiro, que podem ser pagamento de funcionários, de fornecedores, recebimento pelas vendas, investimento, entre muitos outros itens. Porém, agora veremos como começar a controlar esse fluxo de caixa, principalmente para quem nunca pensou nisso ou não sabia que isso existia.
Organize as despesas e as receitas
Primeiro é preciso saber quais são todas as suas despesas e receitas. Comece pelas despesas e liste todas as saídas, como pagamentos de fornecedores, empréstimos, pagamento de funcionários e despesas variadas (energia, internet, aluguel e água, por exemplo).
Depois liste todas as suas receitas, como venda de produtos, parcerias com outras empresas e prestação de serviço, por exemplo. Assim, com esses dados você conseguirá construir uma planilha de fluxo de caixa bem completa ou saberá qual é o melhor aplicativo a ser escolhido para a tarefa.
Mantenha uma rotina de anotações
Em uma empresa grande é comum ter uma pessoa dedicada exclusivamente para cuidar do financeiro. Porém, quem é MEI precisa cuidar de todos os setores da empresa e para isso, nada melhor do que ter organização e rotina.
Sendo assim, mantenha uma rotina diária de anotações das entrada e saídas. Além dos valores, é preciso constar descrição e data. Assim, sua planilha ficará mais completa.
Utilize aplicativos
Apesar de você ter a opção de utilizar planilhas, ter à disposição um aplicativo para controle de fluxo de caixa se tornará mais prático. Por isso, vamos indicar dois apps que podem ser utilizados no seu negócio.
O primeiro é o Code Money. Ele conta com um sistema de recebíveis. Code Money é uma carteira digital que também oferece um sistema para acompanhar os recebimentos pelas vendas. Assim, sempre que você finalizar uma venda por meio da carteira digital, o valor já é adicionado no sistema automaticamente.
Dessa forma, não é preciso anotar manualmente cada transação feita pela carteira digital. Então, você pode concentrar todos os pagamentos e recebimento no app e, assim, acompanhar o fluxo de caixa pelo sistema online.
Outra opção, é o Controlle, um gerenciador financeiro para empresas. Este programa oferece várias funcionalidades para fazer uma boa gestão do seu negócio, tais como cadastro de fornecedores e clientes, contas a pagar, fluxo de caixa, emissão de boletos, entre outras funcionalidades. Basta escolher o melhor plano que vai atender as suas necessidades e começar a utilizar.
Dessa forma, é só você aplicar o que foi dito até agora, escolher uma forma de fazer o controle de fluxo de caixa e começar a deixar seu financeiro bem organizado. O fluxo de recebíveis MEI deve ser registrado, assim como as empresas de maior porte o fazem, para que o financeiro se mantenha no positivo.
Então, mesmo que sua empresa já tenha alguns meses ou anos de vida, comece agora mesmo a fazer o controle de fluxo de caixa.