A Black Friday é uma ótima oportunidade para o MEI aumentar o número de vendas no fim do ano, atraindo clientes com preços mais baixos e ofertas exclusivas.
Este ano, a Black Friday acontece no dia 25 de novembro, porém as ações promocionais podem ser realizadas durante todo o mês para garantir um maior volume de vendas.
Inclusive, existem consumidores que esperam pelo período para fazer compras e contratar serviços com preços mais atrativos.
Quer turbinar seus lucros e fechar o ano com o caixa no azul? Separamos algumas sugestões de ações da Black Friday para te ajudar a aumentar o número de vendas e conquistar novos clientes.
O que é a Black Friday?
A Black Friday é uma expressão em inglês utilizada pelos comerciantes para divulgar os descontos e liquidações oferecidos na 4ª sexta-feira de novembro.
A tradição que nasceu nos Estados Unidos e ficou conhecida no Brasil e no mundo pela série de ofertas e condições especiais promovidas um dia após o feriado do Dia de Ação de Graças, marcando o início do período de compras natalinas.
O feriado estadunidense reúne as famílias para a última celebração do ano antes do Natal. Com isso, o comércio viu no momento uma oportunidade para aumentar o número de vendas e renovar o estoque para o ano seguinte.
Por isso, as ações da Black Friday foram criadas com o objetivo de incentivar o consumo oferecendo os maiores descontos do ano.
Hoje, as promoções da Black Friday lotam as lojas físicas e congestionam os sites de venda e o período registra um dos maiores de vendas do ano.
Como o MEI pode se preparar para a Black Friday?
Agora que você entendeu o que são as ações Black Friday deve estar se perguntando se é possível aplicar as ações no seu negócio.
E estamos aqui para dizer que sim! Você pode e deve investir em uma boa campanha de Black Friday para o seu negócio.
Não importa se você vende produtos ou é um prestador de serviços, a Black Friday oferece possibilidades para todos os tipos de negócios.
Veja o momento como uma oportunidade para atrair novos clientes e fidelizar os que já tem, garantindo um maior número de vendas.
Contudo, para fazer boas ações da Black Friday você precisa se preparar.
Assim, antes de começar a anunciar as ofertas, faça uma lista de tudo que você vai precisar fazer para que as suas promoções atraiam muitos compradores.
Essas são alguns pontos que você deve levar em consideração:
- O estoque atende o aumento da demanda?
- Os preços das ofertas foram calculados de forma correta?
- Você está preparado para atender um volume maior de clientes?
- Você está considerando o prazo das entregas?
- Qual a melhor forma de anunciar as ofertas?
Além disso, é importante lembrar que este ano a Black Friday acontece dia 25 de novembro, mas você pode aproveitar o mês inteiro para oferecer descontos.
Ações para fazer na Black Friday
Para te ajudar a ampliar seu número de vendas durante a Black Friday, fizemos uma seleção de ofertas para você aplicar no seu negócio.
Desconto percentual
Esse modelo é o mais comum em campanhas promocionais e pode ser facilmente aplicado em diferentes tipos de negócios.
O MEI ainda pode aplicar os descontos para apenas um grupo de produtos, como os que têm mais saída ou os que estão parados no estoque, por exemplo.
Desconto progressivo
Como o título já diz, a oferta pode ser aplicada na compra da segunda unidade do item e também pode ser utilizada de mais de uma forma.
Por exemplo, na compra de uma bola de futebol, a segunda unidade pode ser vendida com 50% de desconto e a terceira unidade com 70% de desconto.
Desconto por forma de pagamento
Hoje temos diversas formas de pagamento e você pode usar isso ao seu favor.
Oferecendo um desconto para pagamentos à vista ou via PIX, por exemplo, você economiza com a taxa da máquina de cartão e ainda garante o recebimento do valor integral da venda.
Cupom de desconto
Essa é uma opção que facilita a personalização dos descontos e é mais facilmente aplicada no modelo de vendas virtual.
Com a estratégia, você pode oferecer cupons de descontos variados para diferentes categorias de produtos.
Assim, é possível fazer com que a compra de um item ou serviço se torne mais atrativo.
Frete grátis
O modelo é muito comum entre negócios online e pode ser um multiplicador de vendas.
Mas é importante ficar atento e estabelecer regras claras para o frete grátis e evitar que a sua empresa perca dinheiro pagando entregas para locais muito distantes.
Brindes e amostras grátis
Outra forma de atrair os clientes durante as ações da Black Friday é oferecendo brindes nas compras.
O brinde pode ser algo que carregue o logo da marca, como um chaveiro, camiseta ou qualquer outro item.
Além disso, outra boa opção para incentivar as compras é a oferta de amostras grátis. A estratégia ainda é uma boa oportunidade para promover outros itens e serviços do seu negócio.
Compra 1 e leve 2
A oferta é muito utilizada por varejistas e pode pode ser aplicada tanto na venda de produtos quanto na de serviços.
Por exemplo, para quem tem um negócio de estética, é possível vender uma limpeza de pele e garantir a próxima de graça.
Combos promocionais
Essa é mais uma estratégia que pode ser adotada tanto por microempreendedores que vendem produtos quanto os que são prestadores de serviço.
É a sua oportunidade de vender uma maior quantidade do seu produto por um preço competitivo.
Como aproveitar a Black Friday?
Existem diversas formas de oferecer promoções e condições de pagamentos exclusivas durante a Black Friday e este é o momento de pensar fora da caixa e garantir sua vantagem.
Black November
Muitos negócios aproveitam para fazer ações e oferecer descontos durante durante todo o mês da Black Friday, movimento conhecido como Black November.
Por exemplo, a sua empresa pode oferecer descontos pontuais em alguns produtos selecionados durante todo o mês de novembro e preparar uma oferta exclusiva apenas para o dia tradicional da Black Friday, que neste ano será no dia 25.
Black Week
Também é possível concentrar as ações na semana da Black Friday, movimento conhecido como Black Week.
A ação vai demandar menos trabalho, porque ao invés de se preocupar com descontos para o mês inteiro, você direciona seus esforços para fazer apenas uma semana de ofertas.
Nesse cenário, você pode fazer ações promocionais durante a semana da Black Friday, ou seja, 21 a 25 de novembro.
Black Weekend
Uma outra opção para aproveitar o período de ofertas e vender mais é estender as ações da Black Friday oferecendo descontos durante todo o final de semana, com as Black Weekend.
Dessa forma você poderá fazer maiores ofertas, com preços únicos, sem correr o risco de sair no prejuízo.
Este ano, você pode trabalhar as ações da Black Weekend durante os dias 25, 26 e 27 de novembro.
Black Friday
Você pode trabalhar com um conjunto de ideias que trouxemos para o seu negócio e também pode optar por fazer apenas uma única ação durante a sexta-feira de descontos, no dia 25 de novembro.
Para essa ação, você terá que fazer uma oferta irresistível e assertiva para garantir o lucro do seu negócio com a ação.
É importante reforçar que, trabalhando as ações promocionais em apenas um dia, você precisa se preparar para atender os clientes no seu espaço físico e/ou garantir que sua loja online fique no ar para receber muitas visitas ao mesmo tempo.
Não ofereça ofertas falsas
É comum ouvir histórias de compradores que caíram em ciladas durante a Black Friday.
Os golpes costumam ser expostos pelos consumidores nas redes sociais e recebeu o nome de “black fraude”, por se tratar de promoções enganosas para explorar os clientes.
A prática envolve descontos falsos, fretes adicionais e a entrega de itens diferentes dos que foram comprados.
Assim, é importante ser consciente e fazer apenas ofertas reais.
Afinal, a prática, além de prejudicar a imagem do seu negócio, ainda pode gerar problemas judiciais para você.
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