Uma das grandes vantagens que a internet trouxe para o mundo foi a facilidade de comunicação, possibilitando que você atenda mais pessoas ao mesmo tempo e venda cada vez mais. Se você é um microempreendedor, provavelmente já ouviu falar que o WhatsApp pode ser uma ferramenta poderosa para aumentar suas vendas. Mas como, exatamente, você pode usar o WhatsApp para vender seus produtos e serviços?
Se você está curioso e quer descobrir como fazer a sua empresa crescer usando o WhatsApp, neste artigo você vai aprender, de forma prática, a transformar essa plataforma em uma máquina de vendas para o seu negócio.
Com mais de 2 bilhões de usuários no mundo, o WhatsApp oferece um canal direto e pessoal para comunicação, algo que as grandes redes sociais nem sempre conseguem proporcionar com a mesma proximidade. Então, fique atento e vamos aprender como usar essa ferramenta para vender mais.
Dá para vender pelo WhatsApp?
Como mencionamos, você provavelmente já ouviu falar que é possível fazer várias vendas pelo WhatsApp. Mas será que realmente dá para fazer isso sem que tudo vire uma confusão e você se perca no meio de tantas mensagens? A resposta é sim, é possível vender muito bem pelo WhatsApp!
Muitos MEIs já estão aproveitando essa ferramenta para se conectar diretamente com seus clientes, mas alguns acabam cometendo erros que podem mais atrapalhar do que ajudar. Por isso, é importante entender como as funcionalidades do WhatsApp podem otimizar seu trabalho. Dessa forma, você conseguirá ter um diferencial no atendimento aos seus clientes.
Quais as vantagens de vender no WhatsApp?
Para começar, é importante destacar que vender pelo WhatsApp traz muitas vantagens. Com ele, você não só terá contato com seus clientes de qualquer lugar que estiver, como também poderá acessar tudo através do seu celular ou computador.
Por isso, fizemos uma breve lista dos quatro principais benefícios de utilizá-lo como canal de atendimento aos seus clientes. Assim, você perceberá como realmente vale a pena investir nessa ferramenta.
- Proximidade com o cliente: O WhatsApp permite uma comunicação direta e rápida com seus clientes, o que pode aumentar a confiança e a lealdade deles com o seu negócio. Com ele, você pode criar um elo, receber feedbacks e comentários de forma rápida e sem intermediários, possibilitando uma resolução ágil de problemas e maiores taxas de satisfação.
- Facilidade de uso: A maioria das pessoas já usa o WhatsApp diariamente, o que torna a adaptação para vendas bastante simples. Para você, que tem uma rotina de microempresário bastante exigente, usar essa ferramenta reduzirá o tempo necessário para aprender novas tecnologias. Afinal, o WhatsApp já é parte do nosso dia a dia.
- Baixo custo: Não há custos adicionais para usar o WhatsApp além do seu plano de dados ou internet. Ou seja, você terá uma ferramenta completa de atendimento ao cliente de maneira gratuita e de fácil acesso para todos.
- Funcionalidades comerciais: Para quem deseja ser ainda mais profissional, o WhatsApp Business oferece várias ferramentas que facilitam a gestão de vendas e o atendimento ao cliente. Desta forma, você pode organizar bem quem são os clientes e quem precisa de determinado tipo de atendimento, tudo diretamente no seu celular e sem custo extra.
Conta business: o que é e como criar?
Se pudermos te dar um bom conselho, ele será: crie uma conta no WhatsApp Business. Apesar do nome americanizado, essa é apenas uma versão do WhatsApp desenvolvida para negócios, ou seja, projetada especificamente para empresas.
Portanto, ele oferece funcionalidades adicionais que ajudam você a gerenciar e expandir suas vendas. Por isso, é altamente recomendável que você crie um perfil comercial e separe as comunicações pessoais das profissionais.
Para criar sua conta comercial no WhatsApp é super fácil, siga estes passos:
- Baixe o WhatsApp Business: disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos.
- Registre seu número: você pode usar um número de telefone diferente do seu pessoal ou optar por usar o mesmo dispositivo com dois números diferentes, o que é o mais recomendável. Sim, é possível usar uma conta pessoal e uma conta profissional no mesmo aparelho, sem necessidade de gastar com outro celular.
- Configure seu perfil comercial: preencha as informações importantes como endereço, descrição do negócio, horário de funcionamento e link para o seu site ou redes sociais, caso já possua.
Funcionalidades disponíveis para a venda de produtos e serviços
Depois de criar seu perfil, é importante conhecer as funcionalidades que você pode explorar. Vamos ajudar com um manual sobre algumas das funcionalidades que o WhatsApp Business oferece e como você pode usá-las para vender seus produtos e serviços.
No entanto, esteja atento, pois aplicativos e plataformas estão sempre passando por atualizações e otimizações. Isso significa que sempre haverá novas funcionalidades, e algumas podem ser descontinuadas, então tenha isso em mente.
- Catálogo de Produtos:
- O que é: uma vitrine virtual onde você pode exibir seus produtos ou serviços com fotos, descrições e preços. Excelente para você que não possui um local físico para expor seus produtos.
- Como usar: acesse as configurações do WhatsApp Business, vá até “Configurações de Negócio” e depois “Catálogo”. Adicione produtos com fotos de alta qualidade, descrições claras e preços.
- Listas de transmissão:
- O que é: uma maneira de enviar mensagens para várias pessoas ao mesmo tempo, sem que elas saibam quem mais recebeu a mensagem. Usando essa função você ganha tempo e “fala” com vários clientes simultaneamente, aumentando o seu alcance.
- Como usar: crie listas segmentadas de clientes com base em interesses ou histórico de compras e envie mensagens personalizadas para cada grupo. Isso ajuda a manter a comunicação relevante e eficaz, além de aumentar as chances de novas vendas.
- Mensagens programadas:
- O que é: ferramentas para enviar mensagens automáticas como saudações, respostas rápidas e mensagens de ausência. Ao fazer isso, você evita que fique aquela sensação de atendimento demorado ou que você não está querendo dar atenção ao seu cliente. Outro ponto é que você ganha muito tempo não tendo que ficar respondendo sempre as mesmas coisas.
- Como usar: configure mensagens automáticas para saudar novos clientes, responder perguntas frequentes ou informar sobre horários de atendimento fora do expediente. Você pode acessar através da opção de funcionalidades no menu do aplicativo.
- Informações de funcionamento:
- O que é: horários de funcionamento, localização e outras informações importantes sobre o seu negócio. Assim, divulgando estas informações você diminuirá aquela famosa história de clientes que querem ser atendidos em horários que você não está atuando. Além de garantir que seus clientes saibam quando e como te encontrar.
- Como usar: adicione essas informações no perfil do seu WhatsApp Business para que os clientes saibam quando e como podem entrar em contato com você.
Como usar o WhatsApp como ferramenta de venda?
Conhecer as funcionalidades e ter uma ideia de como elas funcionam já é um bom ponto de partida para usá-las efetivamente. Por isso, agora vamos dar dicas sobre como realmente vender pelo WhatsApp no seu dia a dia.
Antes de discutirmos como fazer isso, é crucial entender como seu público utiliza o WhatsApp. Não adiantará enviar várias mensagens por lista de transmissão se seu público prefere interagir em grupos para receber atualizações da sua empresa. Com isso em mente, aqui estão algumas orientações importantes para otimizar suas vendas.
- Mantenha contato regularmente: todas as pessoas gostam de receber atenção e, acredite, os seus clientes precisam disso. Por isso, envie atualizações sobre novos produtos, promoções e eventos especiais. Mas cuidado para não exagerar e acabar sendo visto como spam (envio de mensagens não solicitadas em grande quantidade), logo, saiba perceber quando as mensagens estão dando retorno e quando estão sendo um incômodo.
- Ofereça suporte ao cliente: você já passou por uma situação onde precisou de uma ajuda para resolver algo e não recebeu? É horrível, não é mesmo? Então, para evitar que seus clientes passem por essa situação, use o WhatsApp para responder rapidamente às dúvidas e resolver problemas dos clientes, isso os trará para mais perto da sua empresa.
- Personalize suas mensagens: sempre que possível, personalize suas mensagens para cada cliente, mostre que você sabe que do outro lado da tela existe uma pessoa que precisa de algo e que você está ali para ajudá-la. Isso pode aumentar a satisfação e a lealdade do cliente.
- Integre com outras redes sociais: se você já leu a nosso artigo sobre redes sociais, percebeu o quanto elas são indispensáveis para a sua empresa. Por isso, use o WhatsApp em conjunto com outras redes sociais para maximizar seu alcance e engajamento. Por exemplo, compartilhe seu link do WhatsApp em suas páginas do Facebook e Instagram.
Sugestões de como usar:
- Manicure do bairro: a Maria usa o WhatsApp para agendar horários com suas clientes, enviar fotos de novos designs de unhas e receber feedback. Além de divulgar seus horários livres e promoções exclusivas.
- Vendedor de frutas: o Seu João compartilha o catálogo de frutas frescas da semana, aceita encomendas e organiza entregas diretamente pelo WhatsApp. Para ele, que não possui uma loja física, o atendimento pelo WhatsApp é o melhor canal de comunicação.
- Doceira para festas: Ana exibe fotos dos seus doces personalizados, aceita pedidos e envia mensagens automáticas para confirmar as encomendas. Por receber muitas encomendas, Ana usa da lista de transmissão para avisar quando está livre ou quando não possui mais espaço para produção no mês.
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Você percebeu que, mesmo sendo uma ferramenta gratuita, o WhatsApp pode ser um grande aliado da sua empresa, não é? Sabe qual outra plataforma também é aliada do MEI e quer te ajudar a ficar livre dos problemas diários e impulsionar seu crescimento? A MaisMei.
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