O feriado de Dia dos Pais é um dos mais importantes do ano. Além de ser um momento especial para toda a família, traz oportunidades de vendas para as marcas. No entanto, não são somente as grandes empresas que podem vender mais e lucrar com esta data. Microempreendedores, que possuem MEI e que contam com seus próprios negócios, vendendo produtos ou oferecendo serviços, também podem aumentar o ticket médio e garantir um bom resultado financeiro no final de agosto.
Por isso, o MaisMei preparou 6 dicas importantes para vender mais no Dia dos Pais. São estratégias simples, práticas e que podem funcionar de última hora para você vender mais. Elas não exigem muito esforço e nem comprometem o seu orçamento. Confira:
1. Crie combos especiais
Combos especiais costumam aumentar o número de vendas em qualquer tipo de situação; é uma estratégia atemporal e que nunca fica datada. Por isso, para o Dia dos Pais, ofereça combos com 2 ou 3 itens da sua loja que ficam bem em conjunto. Porém, não some o valor de todos esses itens na hora de fechar o valor: dê um leve desconto para que seus clientes vejam que vale a pena comprar todos aqueles produtos juntos, de uma só vez. Dessa forma, eles irão comprar mais de um item, aumentando o ticket médio da sua empresa. Aproveite também para oferecer exclusividade naquele combo, colocando-o em uma embalagem personalizada ou decorando-o de maneira diferenciada.
2. Ofereça promoções
Outro fator muito importante, além de indispensável, são as promoções. As pessoas gostam de sentir que, além de estarem comprando um bom produto, também estão saindo com uma vantagem quando finalizam a compra. Para esta data, ofereça promoções diferenciadas que não existam ao longo do ano. Você pode optar por algum item que esteja sobrando no estoque ou então algum campeão de vendas. É preciso conhecer o seu público e analisar a estratégia que mais convém para a sua marca neste momento. Porém, mantenha a honestidade sempre! Nada de subir o preço para depois baixá-lo.
3. Invista em embalagens e cartões
Uma opção que dificilmente irá fugir do seu orçamento é investir em embalagens personalizadas, cartões e cestas. Pode parecer uma dica simples, no entanto, é uma ideia que facilita a vida do comprador e ainda agrega mais valor ao presente. Afinal, quem não gosta de receber um papel de presente elegante, com fitas e cartões? Este toque, por mais sutil que você possa oferecer, não somente irá trazer mais valor para o pai que irá recebê-lo, mas também para as pessoas que decidiram comprar o seu produto.
Se você possui um espaço físico para vender o seu produto ou serviço, invista em um ambiente específico para o preparo das embalagens. Deixe que os filhos possam personalizar os pacotes e criarem os cartões. Disponibilize pacotes, papéis, tintas, canetas, lápis de cor, fitas, etc. Dessa forma, acaba criando uma experiência de compra e ainda torna o presente muito mais especial.
4. Adicione brindes especiais
Além de uma boa embalagem, um mimo também é sempre bem-vindo. Brindes têm a função de agradecer quem optou por comprar da sua marca, além de ser uma ótima ferramenta de divulgação da sua empresa. Você pode usar a criatividade e pensar em um brinde que seja uma isca para fotos.
Se os seus clientes fotografarem e postarem nas redes sociais, melhor ainda! Porém, se você não quer se esforçar muito nesta estratégia, pode simplesmente acrescentar um produto do seu portfólio que não esteja sendo muito vendido ou que tenha um preço baixo. Geralmente brindes são itens simples, portanto, nada que irá impactar o seu orçamento.
5. Ofereça descontos progressivos
O desconto progressivo funciona mais para pessoas que já estão com o objetivo de comprar mais de um item. Ele funciona dessa maneira: quanto mais o seu cliente compra, maior será o desconto que ele terá no preço final. Por exemplo: você pode oferecer 5% OFF na compra de uma unidade de produto, 10% de desconto na segunda unidade, e assim por diante.
Outra dica é o famoso “2 por 1”. Como é Dia dos Pais, se você oferece um serviço, pode vender 2 pelo preço de 1, com o argumento de que é um combo para o pai e para o filho. Se você oferece produtos, busque combinar unidades similares que possam ser usufruídas tanto pelo pai quanto pelo filho. Use a criatividade!
6. Use as redes sociais ao seu favor
As redes sociais estão aqui para te ajudar. Se o seu negócio já tem uma página, invista o quanto antes na divulgação das suas promoções ou condições especiais para a data. Use o Marketing de Conteúdo ao seu favor: tire fotos, prepare um texto persuasivo e mantenha a frequência de publicações.
O Instagram é a melhor plataforma para isso, porém, o Facebook também conta com grupos onde o seu público local pode estar, além do Marketplace que a própria rede social oferece. Patrocinar publicações acaba rendendo mais resultados do que posts orgânicos. Portanto, pense na estratégia que você quer adotar para se conectar com o seu público.
Quer mais dicas sobre vendas?
No blog do MaisMei, temos uma seção especial com dicas sobre vendas. Se você está procurando expandir o seu negócio, aumentar o ticket médio da sua empresa ou trabalhar o seu branding para vender mais, então clique aqui e acesse todos os nossos artigos sobre este tema.
Essas foram as nossas dicas para vender mais no Dia dos Pais. Nós esperamos que você consiga aplicá-las no seu negócio e assim fazer boas vendas. Continue acompanhando o nosso blog para mais artigos como este. Até a próxima!