Você já entendeu que marketing digital é importante e quer investir nisso? Ótimo primeiro passo. Porém, uma estratégia errada, ao invés de ajudar, pode acabar inclusive prejudicando a imagem de sua empresa. O marketing digital possui algumas técnicas que, se seguidas, já diminuem as chances de sua comunicação online dar errado. Vamos conhecer o que não fazer na sua divulgação online?
1) Não direcionar seu público-alvo
Quais as chances de vendermos roupas de cachorro para pessoas que não tem pets? E discos de rock para pessoas que gostam de pagode? Baixíssimas, não?
Com as ferramentas de análise cada vez mais avançadas, hoje em dia é fácil saber quem é seu público e fazer anúncios direcionados, evitando assim perda de tempo e dinheiro com estratégias para o público errado.
2) Ignorar o seu público
Pode parecer absurdo, mas muitas empresas ignoram o próprio público e esse é o erro crucial. Redes sociais são sobre pessoas, não sobre empresas. Você precisa produzir o conteúdo pensando nos seus possíveis clientes: quais são suas dúvidas, dores e como resolver seus problemas? Sua empresa está ali para solucionar essas questões e não gerar ainda mais dúvidas.
Evite falar o tempo todo sobre o seu negócio de maneira horizontal. Priorize aquilo que agrega valor, que desperta curiosidade, que apresenta soluções e principalmente que as pessoas se identifiquem o suficiente para compartilhar. Para executar essa parte é importante conhecer bem seu público-alvo, avalie com sua equipe interna quem é essa persona, seus gostos e preferências.
3) Ser intrusivo e fazer spam
Sábado de manhã e seu telefone toca: é uma operadora de televisão por assinatura querendo lhe vender um plano. Mesmo que tenha interesse, é provável que se irrite por ser acordado e acabe buscando a concorrente. No mundo digital, é a mesma coisa. Tudo bem que você quer vender seu produto, mas postar sobre ele várias vezes por dia aumenta as chances de um unfollow, e não de uma compra.
4) Não ser consistente
Da mesma forma que não é o ideal postar várias vezes ao dia sobre o mesmo assunto, também não é recomendado postar em um dia e depois ficar uma semana sem inserir nenhuma informação. Ser consistente é fundamental para gerar engajamento com seu público. Organize sua frequência: as métricas do Facebook, Instagram e Google estão atentas a isso.
5) Falta de integração
Está fazendo seus posts com frequência e tem engajamento com seu público, mas não responde aos comentários deixados em sua página? Outro erro grave. Sejam dúvidas, críticas ou elogios, responder ao seu público é uma forma de mostrar que se importa e fidelizá-los.
6) Se especializar em apenas uma plataforma
Com as diversas plataformas digitais e aparelhos eletrônicos de hoje em dia, é um erro estar presente em só uma rede social ou ter um site que não é fluído em celulares, por exemplo. Se você quer ser visto, tem que facilitar ser achado.
7) Estar em todas as plataformas, mas não se especializar em nenhuma
Também de nada adianta estar em todos os lugares, mas de forma errada. Talvez seu negócio não se adeque ao Instagram e seja melhor ter um blog - ou vice-versa. Então não esteja presente em só uma plataforma, mas tenha um bom plano de marketing para todas em que estiver.
8) Não estimular a compra
Seguindo todos os passos anteriores, você já está no caminho para uma boa estratégia de divulgação online e falta só aquele empurrãozinho que algumas pessoas precisam para comprar. Mas isso não significa forçar a barra sobre o seu produto, e sim gerar valor para atrair o cliente. Pode ser um brinde, um cupom de desconto. O importante é fazer seu potencial cliente sentir que está ganhando. A falta desse estímulo pode fazer com que a sua oferta seja só mais uma.
9) Não ter uma estratégia
Se os produtos e serviços que você oferece em sua empresa, são feitos com planejamento, por que seria diferente com a sua comunicação? Talvez, seja necessário mais atenção e cuidado ainda ao planejar, pois as ações envolvem a imagem da organização. O primeiro passo de uma boa gestão de redes sociais e site é construir um planejamento detalhado, com as ações que serão desenvolvidas, prazos e metas. Por exemplo, uma dica é criar um calendário anual, destacando as datas comemorativas relevantes, o que importa para a comunicação da equipe interna, como isso vai se refletir de forma externa, os períodos de baixo e alto faturamento, lançamentos de novas ofertas, o tipo de conteúdo que pode ser abordado a cada mês. Nunca deixe para definir suas ações de última hora, a pressa é a maior inimiga.
10) Contar com profissionais despreparados
Esse é talvez o erro mais frequente. Muitas empresas não entendem toda estratégia por trás do marketing e acabam patinando com profissionais que não atendem a necessidade de forma correta. Como as redes sociais estão tão presentes em nossa vida, muitos gestores acreditam que qualquer pessoa é capacitada para gerenciá-las. Mas somente um profissional da área tem o conhecimento necessário para fazer um bom planejamento. Além disso, se sua empresa enfrentar algum problema ou crise, você vai precisar de um bom profissional para resolver.