O Selo RA1000 é um reconhecimento oferecido às empresas com as melhores avaliações de atendimento no Reclame AQUI. O site é uma das principais fontes de pesquisa sobre a reputação e a credibilidade de produtos e serviços.
Nós entramos no Reclame AQUI há dois anos e, desde agosto de 2022, estamos entre as empresas brasileiras com o selo RA1000. A recompensa nos surpreendeu, ainda mais porque ela chegou após uma ação urgente para responder a uma tentativa de golpe denunciada por alguns clientes e também Microempreendedores Individuais (MEIs) que não utilizavam a nossa plataforma.
Decidimos compartilhar essa história aqui para que outros empreendedores, principalmente os MEIs, percebam a importância de ações que podem parecer óbvias, mas que mudaram o status do atendimento da nossa marca (e de muitas outras, também).
Agora, chega de papo: descubram como nossa avaliação foi do ‘Regular’ ao ‘Ótimo’ em algumas semanas e nos colocou no padrão de excelência exigido para o Selo RA1000.
Antes de tudo, o que é o Reclame AQUI?
O Reclame AQUI é a maior plataforma de solução de conflitos da América Latina. Há mais de 20 anos no mercado, a empresa já mediou milhões de situações entre consumidores e empresas. Além disso, mensalmente, milhões de pessoas visitam o site para avaliar a reputação de empresas e marcas.
A intenção é oferecer mais segurança aos consumidores e credibilidade às empresas. Por falar nisso, a virada de chave nas nossas avaliações foi uma ação em que ajudamos empreendedores expostos a um golpe.
Como alcançamos o Selo RA1000
Normalmente, nossas segundas-feiras são de alinhamentos de projetos e cronogramas. Tranquilas, em sua maioria. Mas, em agosto de 2022, um fluxo incomum de reclamações movimentou a manhã e os chats dos times da MaisMei.
Recebemos dezenas de queixas em nossa página no Reclame AQUI, o que mobilizou instantaneamente nosso Atendimento e Marketing para entender o que tinha acontecido. Nossos especialistas, contadores e advogados descobriram que se tratava de um golpe.
Explicamos tudo aqui, mas, resumindo, os criminosos enviam mensagens para Microempreendedores Individuais (MEIs) cobrando o pagamento de uma taxa relacionada ao seu CNPJ. A partir da descoberta, criamos um plano de ação para esclarecer e proteger as pessoas.
O foco era evitar que as pessoas pagassem o boleto enviado, então, publicamos avisos nas redes sociais, blog, aplicativo. Nossos consultores também receberam alinhamentos e, em poucas horas, milhares de pessoas eram alertadas. A imprensa, inclusive os principais veículos do país, como o G1, também quiseram saber sobre a Taxa Associativa, afinal, a cada dia surgiam novos casos e exemplos de abordagens.
O susto foi grande, mas naquele momento algo ficou ainda mais claro: nosso atendimento vai muito além de responder a dúvidas, inclusive a mesma, várias vezes ao dia. Na verdade, é uma construção diária somada com muita dedicação para atender às necessidades das pessoas que buscam ajuda.
8 dicas para construir um atendimento padrão RA1000
Sabemos que atender bem o público, e ainda mais os nossos clientes, é sempre o melhor investimento. Os aprendizados da experiência que contamos aqui provam isso.
Listamos essas 8 dicas 'acima da média' para quem deseja oferecer um atendimento com padrão RA1000.
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Empatia: aqui na MaisMei nos colocamos no lugar do cliente. Queremos saber as necessidades e sentimentos das pessoas. Isso cria um vínculo emocional que facilita muito a resolução de problemas.
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Agilidade nas respostas: respondemos aos clientes o mais rápido possível, mostrando que valorizamos o tempo deles.
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Comunicação fácil e didática: treinamos muito e contamos com ajuda de profissionais para comunicar de forma clara, simples e resolutiva. Comunicação é o segredo quando o assunto são conexões duradouras.
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Foco em soluções: nosso time é treinado para olhar as situações como oportunidades de evolução e aprendizado. Até aqui, é o melhor caminho para lidar com reclamações e problemas.
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Conhecimento do cliente: refletimos muito sobre as características e contextos individuais de nossos clientes. A personalização, mesmo que sutil, faz com que as pessoas se sintam especiais e acolhidas.
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Amplificação da nossa voz: além das redes sociais, oferecemos outros canais de comunicação específicos para clientes e público em geral. Nossas informações estão acessíveis onde for mais conveniente para para as pessoas, independente do grupo que ela faz parte.
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Antecipação de necessidades: temos uma lista de ações específicas para situações que podem surgir no contexto de nosso negócio, assim como do MEI. Além disso, investimos continuamente para melhorar os nossos serviços.
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Avaliação de resultados: acompanhamos a evolução da avaliação do nosso atendimento, como o tempo médio de resposta e o índice de resolução. Isso nos ajuda a identificar melhorias, mudar processos e até usar novas tecnologias para fazer a experiência do público ainda melhor.
Além disso tudo, pedimos sugestões e ouvimos nossos clientes regularmente. As pessoas valorizam empresas que as escutam e, normalmente, retribuem isso com fidelidade e indicações.
Referência quando o assunto é MEI
Além de conteúdos como este, que ajuda os Microempreendedores Individuais a oferecerem o melhor aos seus clientes, nós desenvolvemos uma plataforma com diversas soluções para aqueles brasileiros que querem ir além.
Quer conhecer mais do nosso trabalho? Baixem nosso app! É gratuito e está disponível para iOS e Android.