Uma das carreiras em alta no momento é Marketing Digital. A procura por novos profissionais dessa área é cada vez maior, pelo que o interesse das pessoas aumenta. Se você está considerando trabalhar nela, descubra neste post como trabalhar com marketing digital sem morrer na tentativa.

Marketing digital é uma área que está em constante evolução. Por estar diretamente relacionado com a tecnologia, o Marketing Digital evoluciona praticamente na mesma velocidade.

É dessa forma que não existe uma única área de atuação, são muitas opções para cada perfil profissional. Posso te dar alguns exemplos, como, Mídias Sociais, Produção de conteúdo, Planejamento de Marketing, SEO, SEM, métricas e muitas outras mais.

Hoje poderemos ver mais detalhes sobre esta maravilhosa profissão e todas as possibilidades que você pode ter nela.

Tudo pronto? Vamos lá!

Então, o que faz um profissional de marketing digital?

Para você entender melhor o que faz um profissional dessa área, você antes deve saber o que é Marketing Digital. O marketing digital é o conjunto de estratégias que se aplicam em um negócio para atrair um público novo, conseguir mais clientes, se relacionar com eles e mantê-los fidelizados à marca utilizando os meios digitais.

O marketing digital tem três pilares, a atração, o engajamento e a conversão. É nesses pilares que o profissional da área deverá desenvolver seu trabalho.

Atração

Nesta etapa, o profissional de marketing digital vai se encarregar de chamar a atenção dos usuários para se interessarem pela marca. Para isso deve dominar alguns conceitos, como, por exemplo, a persona e a jornada de compra.

A persona conhecida também como buyer persona, resumidamente, é a representação do cliente ideal com suas principais características.

A jornada de compra é o processo que a persona segue até se converter num cliente.

Engajamento

Nesta etapa, o profissional deve criar estratégias para conquistar e comprometer a persona, e inclusive, convertê-la em verdadeira embaixadora da marca.

Tudo isto pode ser feito por meio das redes sociais e o email marketing, por exemplo.

Conversão

Nessa etapa, o objetivo final é concretizar a venda. Existem diversas formas de trabalhar essa etapa, já sejam vendas simples ou complexas.

Para as vendas complexas, aquelas que requerem a intervenção de um representante comercial, podem ser utilizadas as técnicas de inside sales, ou seja, vendas feitas de dentro da empresa.

Nesta etapa também podemos considerar a retenção dos clientes e a sua fidelização. Ainda, é possível utilizar os clientes satisfeitos como ferramenta para conquistar novos clientes. É aqui que entra o Sucesso do Cliente ou Customer Success.

Dentro de cada uma das etapas que vimos até aqui, existe uma grande variedade de funções para o profissional de marketing digital. Sempre focadas em cada um dos pilares mencionados.

Como trabalhar com marketing digital?

Agora que você sabe melhor do que se trata o marketing digital e todas as possibilidades que tem, veja o que é preciso para você começar a trabalhar nesta área.

Quais são as habilidades necessárias para esse profissional?

As possibilidades que há no marketing digital são muitas, porém, tem algumas habilidades necessárias independentemente do foco que você quer dar na carreira. A continuação, veremos quais são as habilidades gerais necessárias para entrar na área.

1. Entender bem o mundo online

O meio no qual se desenvolve o marketing digital é a internet, por tanto, você deve conhecer muito bem este ambiente.

Saber o que rola nas redes sociais, quais são os assuntos que estão na moda, os termos populares na web, como os usuários se comunicam, conhecer novos apps é fundamental para quem quer entrar na área.

Afinal, é na internet e com ajuda da tecnologia que esta profissão se desenvolve.

2. Se adaptar bem com mudanças

Assim como a tecnologia, o marketing digital tem novidades constantes e quem trabalha na área precisa se adaptar rapidamente.

Os conceitos básicos não mudam, mas novas estratégias, ferramentas e tecnologias podem surgir e quem trabalha com isso deve estar preparado.

Portanto, se você gosta de se sentir confortável com o que você já conhece, essa área não é para você. Agora, se você é das pessoas que adoram um desafio e gostam de novidades, encontrou a sua praia!

3. Ser criativo

A criatividade é fundamental para quem trabalha com marketing digital.

A inovação é uma das palavras-chave para toda estratégia de sucesso. Tudo o que for novidade chama a atenção positivamente e isso é uma das coisas que o marketing digital busca.

4. Ter pensamento analítico

Após executar uma nova estratégia é o momento de conhecer o seu desempenho. Para isso existem as métricas e saber analisá-las corretamente e utilizá-las a seu favor é fundamental para decidir o passo a seguir.

Depende de uma boa análise e dos insights que possam surgir dela, não só o futuro da nossa estratégia de marketing, senão a imagem que estamos construindo da nossa marca.

5. Dominar os conceitos do marketing digital

Os conceitos básicos do marketing digital precisam ser dominados e para isso, podemos te dar uma forcinha.

Veja todo este material que a Rock já preparou sobre o assunto:

  1. Marketing digital;
  2. SEO;
  3. SEM;
  4. Email marketing;
  5. Redes sociais;
  6. Métricas;
  7. Marketing de conteúdo;

6. Gostar de aprender

Como já foi dito, o marketing digital é muito dinâmico, portanto, aprender sempre é fundamental.

Se além de se identificar com tudo que já leu, for uma pessoa curiosa que gosta de aprender, vai adorar essa área!

Qual a formação necessária para trabalhar com marketing digital?

Essa é uma área bastante democrática. A sua formação pode ser de humanas, exatas ou biológicas, se você se interessou e tem as habilidades acima mencionadas, só precisa da orientação correta para trabalhar com marketing digital.

Existe uma grande variedade de cursos que você pode fazer, mas é recomendável escolher fontes com boa referência no mercado que facilitem a sua inserção na área.

Como já foi falado, é necessário dominar os conceitos básicos do marketing digital, mas você pode se especializar em algum deles.

E aí? Agora que descobriu como trabalhar com marketing digital se interessou pela área? tem as habilidades necessárias? Então não adie mais, e comece logo a sua formação. A Universidade Rock Content tem os cursos que você precisa para entrar neste mercado de trabalho.