Instagram, Facebook, YouTube, Twitter, enfim, são diversas redes socais que encontramos na web, cada uma com suas funcionalidades e diferenciais.
Divertidas e criativas, essas plataformas atraem usuários do mundo inteiro. Algumas delas já contam com bilhões deles em sua rede.
O YouTube é uma delas. Seu crescimento exponencial tem chamado a atenção de empresas de todos os portes e usuários, aumentando significativamente sua importância.
Criar um canal no YouTube pode fazer toda a diferença para a expansão dos negócios em diversas frentes, independente do porte da marca.
Neste post você aprenderá um pouco mais da sua importância e algumas dicas valiosas sobre como criar um canal no YouTube de sucesso.
A força da rede no Brasil e no mundo
Alguns fatos reforçam o argumento e comprovam a importância do YouTube para os negócios.
É o caso da pesquisa do Statista, que aponta o YouTube como a segunda rede social mais famosa do mundo. Com 2 bilhões de usuários, ela perde apenas para o Facebook.
Já na pesquisa Video Viewers, realizada pelo Instituto Provokers em conjunto com a Box 1824, e divulgada pelo próprio YouTube, foi constatado que o consumo de conteúdo em vídeo no Brasil cresceu 135% entre 2014 e 2018.
Além disso, a pesquisa também destaca a popularidade do YouTube como plataforma de vídeos.
Viu só como participar do YouTube é imprescindível para as marcas que querem consolidar sua presença digital?
A melhor parte disso é que qualquer empresa pode criar um canal no YouTube de forma simples e gratuita.
Por que você deveria criar um canal no YouTube para seu negócio?
Mesmo com tantos dados favoráveis, muitas vezes é difícil entender como eles se aplicam na prática e são incluídos na rotina.
Veja como uma empresa, mesmo de micro ou pequeno porte, pode se beneficiar ao fazer um canal no YouTube para compor sua estratégia de marketing digital como um todo:
Aumentar a visibilidade da marca nos mecanismos de busca
Uma das grandes vantagens do YouTube é a possibilidade de posicionar vídeos organicamente nos mecanismos de busca - tanto no Google, quanto nele mesmo, que é considerado o segundo maior buscador do mundo.
Mas o que é posicionamento orgânico?
O posicionamento orgânico refere-se aos resultados naturais nos mecanismos de busca.
Esses resultados naturais significam que não foram necessários investimentos em mídia - anúncios e outras formas de divulgação - para que a publicação aparecesse nos resultados de pesquisas.
Os mecanismos de busca são as plataformas utilizadas pelos usuários para realizar pesquisas, como o Google. Exemplificando, os resultados orgânicos seriam as sugestões que aparecem quando você busca por algo, após os anúncios (estratégia paga) de uma pesquisa no Google.
O mesmo acontece no YouTube, que além de entregar os resultados do conteúdo em vídeo na própria plataforma, também aparece na página de pesquisa do Google.
Portanto, mesmo sendo um pequeno empreendedor, não são necessários recursos abundantes para começar a utilizar a plataforma e começar acrescer.
Com conteúdo relevante e de qualidade, dedicação de tempo, frequência e constância, você pode aumentar sua visibilidade nos mecanismos de busca, sem ter que investir muito dinheiro.
Essa é uma estratégia muito eficiente e que pode gerar ótimos resultados para qualquer marca que se dedique e tenha comprometimento com o plano de ação.
Atrair e reter consumidores
A rede social facilita o acesso à informação de maneira didática e simples, disponibilizando a todos seus usuários uma plataforma simples e intuitiva para a publicação de conteúdos diversificado nos canais.
A facilidade de poder criar um canal no YouTube pelo celular e a liberdade criativa que a rede oferece, aliada à preferência dos usuários em consumir o formato em vídeo, favorece a produção de conteúdo mais atrativo.
Isso pode, inclusive, colaborar para a retenção de clientes, que continuam engajados com a marca por meio do do YouTube ao se identificar com as editorias e assuntos do canal.
Uma boa dica são os vídeos tutoriais (“como fazer x”), por exemplo, pois costumam ser mais atrativos aos usuários que, em geral, buscam por informações relevantes e práticas para aplicar no dia a dia.
Popularizar seus produtos e serviços
Existem diversas formas de tornar produtos e serviços populares no YouTube, sendo as mais comuns por meio de reviews e tutoriais.
Os reviews consistem na apresentação de produtos de forma didática e ilustrativa, destacando seu uso, vantagens e diferenciais competitivos.
Já os tutoriais são mais voltados para a prática, ou seja, como o produto ou serviço deve ser utilizado e tudo relacionado às suas funcionalidades.
Mas não é só isso...
Conteúdos que não tenham como tema principal os produtos e serviços também podem - e devem - ser explorados.
A divulgação pode ser feita ao compartilhar curiosidades, fatos interessantes e informações relevantes relacionadas ao que é comercializado pela marca.
Para divulgar o lançamento de um Notebook, por exemplo, você pode produzir um conteúdo sobre como gerenciar melhor suas tarefas e citar o produto como uma das soluções.
Apresentar depoimentos e cases de sucesso
Os depoimentos e cases de sucesso colaboram significativamente para que consumidores confiem na marca e se sintam seguros para fazer negócios com ela.
Uma coisa é você mesmo apresentar e divulgar seus produtos, outra totalmente diferente é o próprio consumidor fazer indicações.
Coloque-se no lugar dos clientes. Você, certamente, confia mais na recomendação de outro consumidor que no discurso de uma empresa, não é? O mesmo ocorrerá com os clientes da empresa.
Portanto, não tenha medo de pedir depoimentos em vídeo de clientes e divulgar cases de sucesso. Isso colabora significativamente para a construção de uma boa imagem da marca.
Aumentar o tráfego para seu site
Os conteúdos no YouTube, como você já deve ter percebido, colaboram para o crescimento de diversas frentes do negócio.
Uma boa opção para explorar mais as vantagens dessa rede é unificar estratégias e impulsionar seu site ou blog incentivando os usuários a visitarem o site da empresa.
Essa simples atitude pode aumentar significativamente a quantidade de pessoas que acessa o site da marca, ou seja, gerar mais tráfego para ele.
Como criar um canal no YouTube de sucesso: confira algumas dicas valiosas
Agora que você entendeu a importância dessa rede social para os negócios, confira uma lista com dicas essenciais para ter sucesso com seu canal no YouTube:
- inclua CTAs nos conteúdos: você deve utilizar chamadas para ação (CTAs) que incentivem o usuário a interagir com a marca, como a deixar um comentário, visitar o site, entre outras opções de acordo com o objetivo da estratégia;
- faça parcerias para o canal: as parcerias podem aumentar a visibilidade e o alcance da marca significativamente, principalmente se você conseguir explorar influenciadores digitais. Para micro e pequenas empresas, o trabalho com nano e microinfluenciadores é mais acessível e pode fazer a diferença;
- tenha uma estratégia integrada: o YouTube pode ser utilizado para direcionar consumidores a outras páginas que você possui - site, blog e outros canais que fazem parte da estratégia. Trabalhe-os de forma integrada;
- faça benchmarking: analise o que os concorrentes e outros players estão fazendo para descobrir o que funciona ou não em suas estratégias. Dessa forma, é possível aprender bastante e ter mais precisão na hora de tomar decisões para o negócio;
- utilize o YouTube Insights: YouTube insights é um estudo realizado e divulgado pela própria rede social para definir o comportamento dos brasileiros como consumidores de vídeos na plataforma. Acompanhe os dados para ter ideias sobre o que fazer no canal;
- elabore títulos chamativos: o título é um dos primeiros contatos do usuário com o vídeo, além de ser um dos fatores responsáveis para que o conteúdo apareça nos resultados de busca. Portanto, ele deve ser chamativo e relevante;
- invista em SEO para YouTube: SEO é uma estratégia de marketing digital que colabora para o posicionamento orgânico nos mecanismos de busca. Em cada canal deve ser trabalhado de uma forma, mas a ideia central é bastante similar. Vale conhecer um pouco mais sobre as táticas e aplicar no canal;
explore as palavras-chave: tanto no vídeo em si, quanto na descrição, título e até legenda, é importante utilizar palavras-chave. Elas correspondem aos termos de busca dos usuários e são parte responsável para que o vídeo posicione bem nos resultados das pesquisas, aumentando as chances de usuários encontrarem a marca por meio do conteúdo.
Se você ainda não criou o seu canal no YouTube ou está dando os primeiros passos, vale conferir algumas dicas para definir estratégias de conteúdo para o seu canal e para divulgá-lo!