Produzir conteúdos não é suficiente para fazer a sua empresa alcançar os resultados de negócio tão esperados. É necessário ter uma estratégia baseada na sua buyer persona e na jornada de compras que ela percorre para chegar até você. Tudo isso tem de ser levado em conta na hora de produzir conteúdos para o seu site em WordPress.

O WordPress é um dos maiores CMS do mercado, razão pela qual é usado por muitas empresas que visam ter resultados. E para que o mesmo aconteça com você, convidamos a acompanhar este artigo até o final. Vamos lá?

Escolha a palavra-chave em foco para cada conteúdo

Cada post que você produzir para o seu site deve estar apontado para uma palavra-chave, isto é, um termo que as pessoas inserem nos buscadores que as levarão ao seu site ou blog que deverá aparecer dentro dos resultados de pesquisa do Google. Por isso, a escolha da palavra-chave não deve ser feita na base de “achismo” e sim estrategicamente.

Todos os artigos produzidos para o seu blog corporativo devem ser apontados para uma palavra-chave que é inserida pelas pessoas em buscadores como o Google toda vez que elas procuram por algo específico. 

Existem ferramentas que você pode usar para encontrar as palavras-chave mais relevantes que devem ser usadas em foco nos seus conteúdos, são elas:

Keyword Planner

O Keyword Planner é uma ferramenta gratuita do Google com a qual você pode conferir quais palavras-chave possuem maior ou menor volume de buscas a fim de colocá-las em foco nos seus conteúdos. As palavras do tipo head tail devem ser usadas para posts pilares, enquanto as palavras do tipo long tail são destinadas aos posts satélites.

SEMRush

Ao contrário do Keyword Planner, esta não é uma ferramenta gratuita, mas vale muito a pena investir em sua versão premium. Afinal, o SEMRush é capaz de lhe dar ideias variadas de uma palavra-chave, além de conferir para quais o seu site está ranqueando e comparar o seu domínio com os principais concorrentes.

Independente de qual delas você decidir utilizar, lembre-se que a escolha de palavras-chave precisam estar atreladas à sua estratégia de conteúdo e acompanhar o ranqueamento delas no Google Search Console, assim como as visitas que cada post recebe pelo Google Analytics, é essencial para o seu sucesso.

Quantidade de palavras

Esta é uma dúvida que muitos profissionais se perguntam quando começam a colocar em prática o Marketing de Conteúdo: afinal, quantas palavras um artigo precisa ter? A resposta é “depende”. Para que você saiba a quantidade ideal para um post, levantamos aqui as principais características de cada um de acordo com o número de palavras.

Conteúdo de 300 palavras

Apesar de serem pequenos, estes posts são voltados à publicação de notícias e conteúdos de fundo de funil. Tanto é que o plugin Yoast recomenda que um artigo tenha um mínimo de 300 palavras, embora não seja uma regra.

Conteúdo de 500 ou 1000 palavras

Este é um tamanho usado pela maioria dos blogs corporativos, sendo visto como o tamanho de post ideal.

Porém, é aconselhável que ele seja utilizado na produção de conteúdos cuja palavra-chave em foco seja long tail. Caso seu objetivo seja produzir um artigo completo sobre determinado assunto cuja palavra-chave tenha um alto volume de buscas, certamente precisará de mais palavras.

Conteúdo de 2000 palavras

Estes artigos maiores são capazes de se aprofundarem em algum tema de maior procura na internet. Isso faz com que o post seja pertinente tanto para o leitor do texto quanto para o algoritmo do Google que entende a importância que esse conteúdo tem para o assunto abordado.

Conteúdos de 3000 palavras ou mais

Este tipo de post é também chamado de conteúdo épico, pois permite explorar ao máximo um assunto, o que aumenta as chances do artigo ser encontrado nas buscas do Google.

Uma dica: nem todos os visitantes do blog leem o post inteiro, alguns fazem leitura dinâmica pelas partes mais importantes. Por isso, você deve aplicar bem as heading tags no seu conteúdo e também a escaneabilidade.

O que é escaneabilidade?

Sabe quando você encontra um conteúdo cujos parágrafos são separados por blocos de texto, com muitas linhas, a ponto de, visualmente, tirar o seu estímulo de ler? Isso não pode acontecer com o seu blog, por isso é preciso fazer uso da escaneabilidade.

A escaneabilidade faz com que o texto fique mais agradável de ler por trazer parágrafos pequenos, além de bullet points, links e divisão do conteúdo em intertítulos. Essa boa experiência de leitura faz com que o visitante fique mais tempo no seu blog e, assim, fique mais propenso à conversão.

O que são heading tags?

E já que falamos em intertítulos, as heading tags são justamente os separadores hierárquicos do texto. O título é o H1, enquanto os subtítulos que vêm depois são H2, os que vêm depois desses são os H3 e assim por diante. Vejamos um exemplo para ficar mais claro.

  • Conheça todos os lugares para conhecer durante uma viagem a Belo Horizonte (H1)
    • Lugares para comer em Belo Horizonte (H2)
      • Restaurante Fogo de Chão (H3)
      • Restaurante Amarelin (H3)
    • Lugares para passear em Belo Horizonte (H2)
      • Praça da Liberdade (H3)
      • Lagoa da Pampulha (h3)

Dicas para promover os conteúdos no seu site em WordPress

Após seguir as dicas acima e produzir o conteúdo, basta clicar em “publicar”. No entanto, o post dificilmente trará resultados unicamente por estar publicado, por isso é necessário promovê-lo.

Uma das formas mais comuns de fazê-lo é por meio das redes sociais. O Facebook é a rede que oferece maiores opções de fazê-lo, pois você pode publicar o link do seu artigo tanto na fanpage quanto em grupos que sejam pertinentes ao seu nicho.

O mesmo vale para o Twitter que permite o compartilhamento de links. Já o Instagram não permite a publicação de links clicáveis no feed, mas você pode fazê-lo pelo Stories caso tenha mais de 10 mil seguidores ou em ambos via mídia paga. Por sinal, recomendamos o investimento neste tipo de campanha para fazer crescer o tráfego orgânico, sobretudo no começo da estratégia.

Listas de e-mail também funcionam bem no sentido de gerar tráfego. Afinal, uma vez que seus canais digitais estejam gerando leads, entregar conteúdos valiosos para eles via newsletter ou workflow aumenta o engajamento e os deixa próximos da conversão.

E como pôde ver, toda essa jornada começa com a produção de conteúdos para o seu site em WordPress ou no seu blog corporativo. E se você ainda não tem um, confira o Rock Stage, a plataforma da Rock Content pela qual você pode criar um blog de sucesso em poucos minutos!