Estamos quase nos despedindo de 2021, mas sabemos que o microempreendedor já está de olho em 2022 e pensando nas ações que podem melhorar o desempenho da sua empresa MEI. Para ter sucesso em seus objetivos, é importante dedicar tempo e atenção para a elaboração de um plano de negócios para o ano que virá. 

Além de guiar suas decisões à frente do negócio, ter um planejamento também lhe dá mais condições para enfrentar imprevistos - algo que tivemos de sobra nesses dois últimos anos, não é?

Aqui vão algumas dicas de como fazer o planejamento da sua empresa MEI para o ano de 2022.

O que é o plano de negócios para MEI?

Adam Winger  Thiqda3igm Unsplash

O plano ou planejamento de negócios é um documento em que o empreendedor descreve quais são os objetivos que quer alcançar com sua empresa e quais passos deve dar para alcançá-los, reduzindo riscos e incertezas. Ele tem dois pilares: o planejamento estratégico, que engloba as metas e ações que devem ser executadas, e o planejamento financeiro, que vai garantir que você tenha os recursos necessários para executar o seu plano e também permitir estratégias que aumentem o lucro.

O plano de negócios é essencial para todos os tipos de empresa, sobretudo para o MEI que deseja ver seu negócio crescer. Com ele, você identifica possíveis problemas, monitora os resultados e define estratégias mais assertivas que correspondem à sua realidade e necessidades. O crescimento não vem fácil, mas com um bom planejamento o caminho fica mais fácil.

Então, vamos conhecer as etapas para fazer o seu plano de negócios para 2022.

Defina os objetivos do seu plano de negócio MEI

Onde você está agora? E onde quer estar ao fim de 2022? 

Há uma frase de Lewis Carrol, autor de Alice no País das Maravilhas, que diz que “pra quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve”. Mas tudo o que um empreendedor não quer para 2022 é ficar vagando sem rumo, investindo em estratégias que trazem pouco ou nenhum resultado para, no final, ter a sensação de que não saiu do lugar.

É preciso ter um objetivo definido para saber quais são as oportunidades que você deve aproveitar e aquelas às quais deve dizer não, pois só vão atrapalhar a evolução do MEI.

Então, para começar o seu planejamento de empresa para 2022, analise a situação atual da sua microempresa, incluindo as finanças, processos e sua posição no mercado em relação ao público-alvo e aos concorrentes.

Com essas informações em mãos, defina seus principais objetivos para o ano. Mas seja realista e proponha metas alcançáveis.

Metas SMART

Essa é uma ótima dica para definir seus objetivos! Na metodologia SMART, você avalia se suas metas de negócio atendem a 5 critérios necessários para serem alcançadas. A sigla SMART vem do nome, em inglês, de cada um desses critérios. Segundo esse método, seus objetivos devem ser:

  • Específicos (Specific);
  • Mensuráveis (Measurable);
  • Atingíveis (Attainable);
  • Relevantes (Relevant);
  • Ter um prazo definido (Time based).

Por exemplo, se você tem uma lanchonete e hoje produz 60 lanches por dia, uma meta SMART seria “aumentar a produção em 30%, atingindo a média de 78 lanches por dia até maio de 2022”. Você sabe exatamente onde quer chegar, quantos lanches a mais precisa fazer, é uma meta alcançável, é relevante porque vai trazer maior faturamento e você sabe exatamente até quando deve atingi-la.

Se os objetivos que você traçou atendem a todos esses critérios, é hora de seguir para a próxima dica.

Liste as ações e investimentos necessários

Você já sabe onde quer chegar, agora é preciso estabelecer o percurso que você deve percorrer. Pense no que você precisa para alcançar o seu objetivo e vá dividindo em ações menores, de maneira que você consiga visualizar todas as tarefas necessárias para chegar até onde você definiu.

Por exemplo, você é um cabeleireiro e seu objetivo é aumentar o faturamento do seu salão. Para isso, você vai precisar atender mais clientes e oferecer serviço diferenciado para o público. 

No primeiro caso, você deve considerar investir em secadores mais potentes, tesouras, escovas e lavatórios. Também pode ser necessária a contratação de um funcionário para ajudar a atender a demanda maior de clientes. 

No segundo, você deve estudar o mercado, entender os serviços que outros salões da sua região oferecem para se diferenciar. Você pode, por exemplo, oferecer um pequeno coquetel aos clientes que esperam os procedimentos ficarem prontos, fazer parceria com um outro profissional que ofereça serviços de massagem, maquiagem ou algum outro procedimento estético.

Aliás, temos um artigo sobre projeção de vendas que pode ser bem útil nessa etapa do planejamento, vale a pena conferir.

No seu plano de negócio para 2022, você deve registrar as ações dessa forma:

  • O que vai ser feito?
  • Quem é o responsável por fazer?
  • Quando vai ser feito?
  • Quanto vai custar?

E assim como os objetivos, as ações também devem ser mensuráveis, ou seja, devem ter um resultado esperado para que seja possível avaliar se está no caminho certo.

Estime os ganhos e custos variáveis

Toda empresa tem custos fixos e variáveis. Os fixos são aqueles que têm pouca variação, como aluguel do espaço e pagamento da Guia DAS MEI. Já os custos variáveis são muito sensíveis à produção. Se o MEI produz mais, vai ter que investir mais em matéria-prima, por exemplo.

Os ganhos seguem a mesma lógica. Se você presta serviços ou vende seus produtos com contratos de longa duração, pode incluir isso nas receitas fixas. Agora, se o dinheiro que entra depende diretamente da produção ou serviços realizados durante o mês, é considerado ganho variável. 

Os custos e ganhos fixos são fáceis de prever. Mas para estimar os custos e ganhos variáveis, é necessário considerar os cenários que você planejou quando definiu as ações. Voltando ao exemplo da lanchonete. Se você pretende produzir mais 18 lanches todos os dias, precisará se programar para investir mais em ingredientes e embalagens, por exemplo.

Já os ganhos, você deve estimar de acordo com a sua projeção de venda para cada mês e, então, encontrar um ponto de equilíbrio entre custos e receitas para que você consiga investir mais sem colocar sua empresa MEI em risco. É importante entender que, nessa projeção, pode haver meses em que seus custos variáveis excedem os ganhos variáveis. Mas ao olhar no longo prazo (em um ano, por exemplo), você pode acabar ganhando mais do que gastou. 

Por isso, é uma boa estratégia buscar fontes de receita fixa para passar com segurança por esses períodos em que é necessário investir mais.

Você também deve ter cuidado para não ultrapassar o limite de faturamento do MEI que é de até R$ 81 mil reais por ano, valor que pode ser alterado em breve. A não ser que seu objetivo seja migrar de MEI para ME e, nesse caso, deve considerar as alterações de tributação no seu orçamento.

Acompanhe os resultados e reveja o plano

Essa é a chave para o sucesso do seu planejamento de negócio para 2022!

Como dissemos em outras etapas, é preciso ter objetivos e metas mensuráveis justamente para poder monitorar e avaliar o desempenho da sua empresa MEI durante a execução de cada ação do seu plano de negócio, e não só no final do ano. 

Uma forma de realizar esse monitoramento é definir os KPIs (sigla em inglês para indicadores-chaves de desempenho). Alguns que você pode utilizar no seu negócio, são:

  • Taxa de conversão de venda;
  • Custo de aquisição de cliente;
  • Retorno de investimento em marketing;
  • Índice de satisfação dos clientes;
  • Produtividade.

Acompanhando esses indicadores junto aos ganhos e despesas quinzenalmente ou mensalmente possibilita que você identifique se há algo errado e se é necessário repensar as suas estratégias.

Gostou das dicas? Esperamos que elas tenham ajudado você a compreender a importância do plano de negócios para MEI e que sejam úteis na elaboração do seu planejamento. Inicialmente, pensar em cada um desses aspectos pode parecer difícil, mas você verá a diferença que ter um caminho traçado e um ponto de chegada definido fará para a sua empresa em 2022.

Agora hora de colocar a mão na massa. Bom planejamento!