Quando você precisa contratar um serviço ou adquirir um produto sobre o qual não tem muitas informações, o que você faz? Nós arriscamos dizer que um dos seus primeiros passos é pesquisar no Google para descobrir quem oferece e checar as informações da empresa e comentários dos consumidores. Acertamos? O mesmo acontece com os clientes da sua empresa MEI. E se você quer aparecer em destaque nos resultados de busca, ter um perfil no Google Meu Negócio é fundamental.
Ao cadastrar sua empresa MEI no Google Meu Negócio, ela aparece nos resultados de pesquisa e também no Google Maps com informações completas, como horário de funcionamento, contato, fotos e avaliações dos clientes. A ferramenta desenvolvida pela gigante da internet é muito valiosa para o empreendedor porque permite que o seu negócio seja encontrado na hora certa pelas pessoas que precisam do produto ou serviço que você oferece.
Continue lendo para entender como o Google Meu Negócio funciona, todos os seus benefícios e como cadastrar o perfil de negócio.
O que é o Google Meu Negócio?
O Google Meu Negócio, que desde novembro de 2021 passou a ser chamado de Perfil da Empresa no Google, é um perfil de negócio gratuito que ajuda sua empresa a aparecer no Google nos momentos mais valiosos, ou seja, quando clientes estão procurando sua loja ou produtos e serviços que você oferece na Busca do Google ou no Google Maps.
Se você é um(a) cabeleireiro(a) e possui um Perfil da Empresa no Google Meu Negócio, aparecerá nos resultados de busca quando alguém pesquisar por salão de beleza na sua região. Uma ótima forma de divulgação da sua empresa MEI sem nenhum custo.
Na hora de exibir o Perfil da Empresa no Google, a plataforma leva em conta três fatores:
- Relevância: o quanto o seu negócio se enquadra no que o cliente está procurando;
- Distância do cliente: os negócios mais próximos de quem pesquisa têm prioridade;
- Destaque: quanto mais conhecido e recomendado um negócio, melhor.
Para usufruir de todos os benefícios da ferramenta, você só precisa fazer um cadastro rápido, como explicaremos adiante, e preencher as informações da maneira mais completa possível.
Por que o MEI deve ter um Perfil da Empresa no Google?
Os benefícios da ferramenta vão muito além de mostrar sua empresa MEI durante uma pesquisa. Veja como usar o Google Meu Negócio para aumentar a visibilidade e a credibilidade da sua empresa.
Aparecer na Busca do Google e no Google Maps
Ao cadastrar no Google Meu Negócio, sua empresa automaticamente estará elegível para aparecer nos resultados de busca e, a partir do endereço, no Google Maps. E mesmo que sua empresa não tenha um endereço físico de atendimento, como acontece com muitos prestadores de serviço, é possível realizar o cadastro.
Na hora do cadastro, é importante especificar as categorias, atributos, produtos e serviços com palavras-chave que ajudem o seu negócio a ser encontrado facilmente. Por exemplo, se você tem uma lanchonete, pode usar lanches, delivery de lanches em [nome da cidade], x-salada, hambúrguer vegetariano, entre outros.
E como mencionamos anteriormente, a proximidade é um fator importante na hora do Google exibir os resultados de pesquisa. Quem procura algum produto ou serviço no buscador pode selecionar a opção “Perto de mim” que exibe as empresas mais próximas. Ou seja, sempre que alguém busca algo que você oferece e na sua região, sua empresa sai na frente nos resultados do Google.
Manter suas informações sempre atualizadas
A partir do seu Perfil da Empresa no Google, um cliente pode telefonar, enviar mensagem, checar o endereço e ver os horários de funcionamento. Por isso, é importante deixar essas informações sempre atualizadas.
Vai entrar em recesso no fim de ano? Altere os horários para “temporariamente fechado” Mudou de telefone? Lembre-se de alterar o número no botão de ligar do perfil. A plataforma é bastante intuitiva, tornando essas alterações simples.
Agendar horários
Uma das funcionalidades do Google Meu Negócio é o agendamento de horários. Por exemplo, se você tem um salão de beleza, é possível disponibilizar horários para que clientes agendem, agilizando o processo.
Se a agenda utilizada normalmente na empresa é a agenda do Google, ela será automaticamente atualizada sempre que alguém marcar um horário. Agora, se a agenda padrão é outra, como uma física, lembre-se de manter sempre as duas atualizadas.
Interagir com seus clientes
A partir do Google Meu Negócio, os clientes podem interagir com a empresa de diferentes formas. Os botões de contato permitem ligar diretamente ou enviar uma mensagem pela plataforma.
Os clientes também podem avaliar sua empresa e classificar com estrelas o seu atendimento e a qualidade do seu produto e serviço. É importante que você sempre responda a esses comentários, desenvolvendo uma relação com o público.
No caso de avaliações negativas, o retorno da empresa minimiza os danos e mostra como você se preocupa em resolver o problema. De acordo com o próprio Google, empresas que respondem às avaliações são consideradas 1,7 vez mais confiáveis do que as que não respondem.
Outra forma que os clientes podem interagir com o negócio é fazendo perguntas que aparecem na seção “Perguntas Frequentes”. É importante que você verifique constantemente se há alguma dúvida nova para responder o mais rápido possível.
Mostrar o que sua empresa MEI faz
Utilize fotos e vídeos para mostrar o serviço ou produto assim como o estabelecimento, se sua empresa tiver um local de atendimento. Você pode inserir essas mídias no momento do cadastro, na seção “Produtos” e também ao responder dúvidas e comentários.
Também é possível compartilhar imagens em publicações semelhantes às redes sociais. Voltando ao exemplo do salão de beleza, o MEI pode publicar uma foto da recepção falando sobre o atendimento e como priorizam o conforto das clientes com poltronas confortáveis, TV e café para consumir enquanto esperam o atendimento. Já as imagens de antes e depois atestam a qualidade dos procedimentos.
Entender melhor os seus clientes
O Google Meu Negócios apresenta relatórios com os principais dados sobre o seu perfil. São informações como quantas pessoas acessaram o perfil, de onde elas são, os termos de pesquisa, número de ligações feitas a partir das informações de contato, qual a foto mais visualizada, etc.
Com esses dados em mãos, você pode aprimorar seu perfil e torná-lo mais atrativo ao público.
Como criar o Google Meu Negócio para a sua empresa MEI?
Agora que você já sabe porque ter um Perfil da Empresa no Google é fundamental para que seu negócio tenha maior visibilidade e atraia mais clientes, é a hora de de criar o seu.
Confira o nosso passo a passo:
- Crie uma conta no Gmail para sua empresa caso ainda não tenha;
- Acesse a página do Perfil de Empresa do Google e clique em “Gerenciar Agora”;
- Você pode criar um perfil do zero ou reivindicar a posse de um perfil, caso sua empresa já tenha sido cadastrada por outra pessoa. Para reivindicar a posse, insira o nome da empresa no campo de busca e siga o passo a passo. Para criar um novo perfil, clique em “Inclua sua empresa no Google”;
- Preencha as informações solicitadas sobre a empresa;
- Preencha o endereço para envio do cartão-postal de verificação (se houver alguma outra opção de verificação, você pode selecioná-la e seguir o passo a passo). Apenas perfis verificados são exibidos ao público, explicaremos como fazer mais adiante;
- Adicione seus serviços e produtos e outras informações sobre o funcionamento do seu negócio, como os horários e imagens;
- O seu perfil está quase pronto, basta realizar a verificação. Enquanto aguarda o cartão postal do google chegar, é possível editar outras informações e aprimorar o seu perfil no Google Meu Negócio.
Como verificar o Google Meu Negócio
Algumas empresas podem ser verificadas por telefone, texto, e-mail ou pelo Google Search Console, mas a maioria precisa aguardar o recebimento de um cartão-postal com o código de verificação.
Se você inseriu todas as informações para envio do cartão no momento do cadastro, pule para o tópico “Concluir verificação”. Se não inseriu e clicou no botão “Verificar mais tarde”, continue a leitura.
Iniciando a verificação
- Faça login no Gerenciador de Perfis de Empresas (Google Meu Negócio);
- Clique em “Confirmar agora” no canto superior direito;
- Verifique se suas informações comerciais estão corretas e clique em “Enviar por correio”;
- Você pode digitar o nome da pessoa para quem o cartão será enviado ou deixar o campo em branco;
- Clique em “Enviar agora”.
Concluindo a verificação do Google Meu Negócio
Normalmente, o cartão-postal com o código de verificação leva até 14 dias para chegar.
Após o recebimento, realize os passos a seguir:
- Faça login no Gerenciador de Perfis de Empresas (Google Meu Negócio);
- Em “Verificação necessária”, clique em “Verificar agora” ou clique em “Verificar o local” no menu à esquerda;
- Siga as instruções e insira o código de verificação.
- Pronto, sua empresa está verificada!
É possível que leve algumas semanas para a sua empresa MEI aparecer nos resultados de busca, mas isso é normal. Assim que estiver disponível, faça uma busca para conferir se o perfil está correto.
Suporte do Google Meu Negócio
Durante a configuração e durante o uso rotineiro da ferramenta, é comum o MEI ter algumas dúvidas e sentir a necessidade de entrar em contato com o suporte do Google Meu Negócio. Para isso, existem três opções disponíveis.
Central de ajuda Google Meu Negócio
Na Central de Ajuda, existem artigos explicando as dúvidas mais frequentes dos usuários. Recomendamos sempre verificar esse espaço antes de entrar em contato direto com o suporte.
Formulário de suporte Google Meu Negócio
Se não encontrou uma solução para o problema, o MEI pode preencher um formulário e aguardar o contato da equipe do Google. Você deve informar a sua dúvida e, ao final, pode escolher se deseja receber o retorno por e-mail ou aguardar para conversar com algum representante da empresa pelo chat.
Telefone do Google Meu Negócio
Não existe um telefone do Google Meu Negócio, mas se o seu problema precisa de uma solução urgente, você pode ligar para o telefone 0800 do Google Ads: 0800 727 0278. O Google Ads é a ferramenta de anúncios do Google e, dependendo da complexidade do seu problema, o atendente pode ajudar ou encaminhar para a pessoa responsável.
E então, gostou do nosso tutorial? Esperamos que essas dicas ajudem você a reforçar a presença online do seu negócio e a atrair mais clientes. Aproveite para ler outras dicas de marketing para a sua empresa MEI em nosso blog e alavancar as suas vendas.