Um restaurante funcional não é igual a um restaurante de sucesso. Mesmo que você ofereça o básico, comida e serviço bons com um preço adequado, de forma muito boa, contar apenas com a propaganda boca-a-boca não é o suficiente para manter a casa cheia. A concorrência é alta, e você precisa investir em marketing para o seu restaurante, principalmente o digital, considerando que o comportamento das pessoas tem se voltado cada vez mais para as redes sociais e que os aplicativos de delivery estão extremamente populares no Brasil.
O Marketing Digital para restaurantes é essencial porque ajuda a atingir os consumidores que podem afetar a reputação do seu negócio:
- Com ele, você tem um alcance muito grande por um preço muito menor do que o marketing offline, por exemplo (se não for de graça, caso você opte por não promover posts ou pagar por ads).
- Estando presente nas redes sociais, você estará diretamente em contato com os seus clientes, tanto os que já frequentam seu restaurante como os futuros visitantes.
- Além disso, os consumidores geralmente expressam suas opiniões online e estar presente pode ajudar a entender o que seu público quer de um restaurante e o quer de você.
Deu pra entender que é bem importante, né? Então confira as dicas abaixo para saber como criar uma boa estratégia de marketing digital para seu restaurante:
Tenha um site intuitivo e funcional
Uma página bonita, funcional e fácil de navegar é extremamente importante para seu negócio por dois motivos: em primeiro lugar, porque ela funciona como um cartão de visitas para potenciais novos clientes. Por isso, a facilidade para acessar seu menu, localização e fazer uma reserva são fundamentais para causar uma boa impressão. E em segundo lugar, um conteúdo de qualidade e ferramentas avançadas de SEO são essenciais para colocar seu site no topo dos sites de busca.
Um site funcional é aquele que o seu cliente encontra tudo o que necessita sem recorrer a páginas externas. Considerando isso, lembre-se de incluir botões call-to-action para facilitar uma reserva ou um pedido, caso seu restaurante ofereça delivery.
Além disso, no ano passado, 52% dos acessos à internet aconteceram por dispositivos móveis, então é imprescindível que seu site também seja funcional em tablets e celulares, ou "mobile-first". Você não quer causar uma má experiência para mais da metade dos seus clientes, não é mesmo?
Seu produto é o melhor marketing
O principal de um restaurante é, evidentemente, a sua comida. Então destaque isso! Disponibilize seu menu online, seja no seu site ou nas redes sociais, e otimize-o com fotos atraentes e de qualidade dos pratos que você vende. Mas sem exagerar nos filtros - afinal, também não queremos que o cliente se decepcione ao ver que a comida, na realidade, está longe de ser como nas fotos. As descrições e os ingredientes também são importantes para que as pessoas possam entender seus pratos e terem uma ideia do que vão pedir.
Use a geolocalização para segmentar clientes
Além de uma boa comida, a localização também é um fator-chave para um restaurante. Normalmente, as pessoas procuram restaurantes próximos à sua casa ou seu trabalho, e você pode maximizar seu alcance com anúncios usando a geolocalização.
Os anúncios com geolocalização te ajudam a direcionar seus anúncios para seu público-alvo, seja na sua cidade ou em uma região específica. Aproveite esse recurso para atingir as pessoas certas.
Crie promoções nas redes sociais
Uma boa forma de alguém conhecer um novo produto, app ou serviço é através de promoções e cupons de desconto. Para um restaurante, isso funciona da mesma forma. Um desconto pode ser aquele empurrão que faltava para um cliente ir conhecer seu restaurante - e aí só depende de você fazer com que ele volte mais vezes.
Promoções que pedem interações, como compartilhar um post ou marcar um amigo nos comentários de sua publicação, ajudam a atingir um novo público de forma orgânica.
Esteja presente em sites de avaliações colaborativas
Cerca de 90% das pessoas costuma pesquisar sobre um restaurante antes de visitá-lo e um terço delas busca avaliações de outros clientes sobre o estabelecimento. Sites e apps como TripAdvisor, Foursquare e Yelp são alguns exemplos de plataformas onde clientes podem deixar avaliações sobre sua comida, atendimento, preço, etc. Monitorar as suas avaliações também é uma ótima forma de entender o que está dando certo e onde melhorar.
Dê atenção ao feedback do seu cliente (principalmente os negativos)
Ainda seguindo o tema do item anterior, de nada adianta estar presente nos sites de avaliações, mas deixar os seus clientes sem resposta. Não há nada mais frustrante do que ver que um restaurante que não dá atenção aos comentários de seus clientes - e cometer esse erro pode fazer com que somente uma avaliação negativa seja mais valiosa que várias positivas juntas. Escute seu cliente e responda aos seus feedbacks, principalmente os negativos.
Com essas dicas, você já pode começar a marcar presença na internet com o seu restaurante. Mesmo que você não seja uma pessoa muito ativa no digital, é imprescindível pensar em como fazer com que a sua empresa seja. Não permita que seu negócio fique de fora dos grandes movimentos atuais, principalmente quando envolve o meio digital. Você pode se surpreender como o marketing digital é capaz de ajudar a promover seu restaurante.