Como já dizia Chacrinha: quem não se comunica se trumbica! E, hoje que a Internet domina a comunicação, quem não investir em estratégias de marketing digital vai ficar para trás.
Se você ainda pensa que as redes sociais, e-mails e apps de mensagens são só para trocar ideias com amigos e se divertir, está na hora de mudar o seu conceito. Uma pesquisa, encomendada pelo Google, constatou que 96% dos brasileiros fazem buscas online por produtos e serviços de PMEs, ou seja, os consumidores buscam, cada vez mais, informações no meio digital.
Esse comportamento dos consumidores fez com que a Internet se tornasse um canal de divulgação essencial para as marcas. Através dela, as empresas conseguem gerar valor real para o público, se tornar relevantes e conquistar mais clientes.
Por isso, neste artigo, vamos mostrar que o marketing digital pode e deve fazer parte das estratégias das Pequenas e Médias Empresas, e não apenas das grandes marcas.
Marketing Digital para Pequenas e Médias Empresas
Uma das características do marketing digital é, justamente, o fato de que uma estratégia online bem implementada gera resultados até melhores do que nos grandes meios de massa tradicionais.
Se a sua empresa ainda não considerou investir no “universo online”, veja as dicas que separamos para você parar de engatinhar e dar os primeiros passos no marketing digital.
1. Faça a segmentação do seu público
Toda estratégia de marketing, para dar certo e fazer com que a empresa fique bem posicionada no seu nicho, deve realizar a segmentação do público.
A personalização é um dos grandes diferenciais do marketing digital. Com tanta gente online, ganham as empresas que são mais específicas e filtram as pessoas para quem querem vender.
O ideal é separar os leads conforme o interesse e, a partir disso, promover ações específicas com foco no público alvo.
Uma empresa que trabalha com venda de veículos automotivos, por exemplo, tem a opção de investir em um nicho de mercado como homens a partir de uma certa idade, que moram na região desejada.
2. Descubra onde seu público está
Além de construir um conteúdo relevante para o seu público alvo é fundamental saber onde encontrá-lo. Você sabe onde a sua audiência se encontra e quais são seus canais favoritos?
De nada adianta fazer uma campanha bem elaborada de e-mail marketing se o cliente, atualmente, só se comunica por WhatsApp, não é mesmo?
Entender as necessidades do cliente e se adaptar às suas preferências deve ser a prioridade máxima da estratégia.
A melhor maneira para descobrir em quais canais a marca deve apostar é realizar testes que revelam os resultados de cada uma das plataformas utilizadas. E, a partir dos resultados dos testes, você pode direcionar as novas ações.
3. Tenha um bom plano de marketing
O planejamento é essencial em todas as esferas da empresa e não seria diferente no marketing digital. Quando você se planeja, você não só antecipa situações e se prepara para elas, como também define ações e métricas para acompanhar, garantindo assim o sucesso da sua estratégia.
Um bom plano de marketing digital contém todas as ações que serão aplicadas em um determinado período que pode ser mensal, semestral, anual ou qualquer outro intervalo.
Nesse documento insira informações como o valor total do investimento, direcionamento da receita, integrantes da equipe, atividades destinadas a cada um deles e os prazos para as entregas.
E não se esqueça do mais importante os canais selecionados, as táticas aplicadas e as metas a serem alcançadas!
4. Não deixe de analisar os resultados
Os resultados obtidos com as campanhas online são mensuráveis em tempo real, o que não acontece com a publicidade tradicional.
Enquanto o anúncio está no ar, você identifica quantos cliques foram feitos no banner, quantas compras foram geradas, de onde os usuários vieram e pode, inclusive, otimizar o anúncio. O mesmo vale para sites, landing pages, formulários online, etc.
Boas ferramentas podem auxiliar na geração desses relatórios. Mas, não se esqueça a observação, análise e insights é humana. Fique sempre de olho nos números. A partir do planejamento, pode-se avaliar a performance de diferentes variáveis para mantê-las, excluí-las ou modificá-las.
Já se foi o tempo que o marketing digital era somente um suporte ao setor de vendas. Hoje, ele é realidade e investir em estratégias nessa área pode apresentar um universo de oportunidades para as Pequenas e Médias Empresas.