Empreender pode ser uma boa saída para enfrentar a crise diante da pandemia. Entretanto, existem vários desafios por conta desta situação atípica que estamos vivendo. Veja quais são esses desafios e como superá-los da melhor forma possível.
A procura pela formalização por meio do registro como Microempreendedor Individual (MEI) continua em ritmo de crescimento no país, mesmo diante das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19.
Somente em 2020, foram registrados 2,6 milhões de novos MEI. O número é o maior registrado nos últimos cinco anos, de acordo com levantamento feito pelo Sebrae com dados da Receita Federal. Atualmente, o Brasil já conta com mais de 11,3 milhões de MEI ativos. Aqui vão algumas dicas para empreender na pandemia:
Saber identificar um bom nicho
No meio da pandemia muitas pessoas começaram a empreender. Seja por dificuldades financeiras, pela demissão em massa de colaboradores, ou por identificar algum nicho no mercado. Este último ponto, aliás, é um grande desafio neste momento.
Afinal, o que as pessoas precisam agora? Como empreender na pandemia, em meio a um cenário de crise econômica? A resposta para isso é observar o entorno e tentar identificar quais são as necessidades das pessoas.
Uma dica é utilizar serviços de delivery, que estão bastante em alta no momento, principalmente no setor alimentício, já que as pessoas não deixam de comprar alimentos.
Enfrentar os desafios do isolamento social
Ainda que os decretos de contenção da pandemia tenham afrouxado as restrições em boa parte dos estados brasileiros, o isolamento social continua sendo uma das grandes dificuldades na hora de empreender.
No fim das contas, ainda não é recomendado que as pessoas saiam de casa. Isso torna difícil a comunicação e o encontro pessoal, que por sua vez facilitaria as vendas. A dica para isso é utilizar os meios de comunicação virtuais. Mas, afinal, como fazer isso de forma efetiva e com chances de retorno?
Utilizar bem as redes sociais
Em tempos de pandemia, os meios de comunicação virtuais são imprescindíveis para qualquer negócio. Quem quer empreender precisa dominar estas formas de comunicação. O desafio é saber anunciar o produto sem cansar os clientes.
Resumindo, todos estão usando esse tipo de ferramenta. Para isso, vale a pena utilizar estratégias de comunicação. Uma delas é ser simples, objetivo e conseguir passar uma boa imagem dos produtos ou serviços.
Fazer um planejamento Financeiro
O planejamento financeiro é essencial para qualquer negócio. E isso não só em tempos de pandemia. Porém, os tempos de agora exigem um maior cuidado. Como atravessamos um período mais crítico é importante manter um bom capital de giro.
Para isso, é necessário organizar bem o dinheiro. O empreendedor deve anotar cuidadosamente o que entra e o que sai em termos de finanças. Isso pode ser feito por meio de planilhas e relatórios semanais.
Estar atento às notícias
Um empreendedor precisa ficar bastante atento a tudo o que está acontecendo no país. Isso ajuda a tomar decisões importantes que envolvem os negócios. Um dos motivos é que a flutuação financeira pode trazer impactos para o comércio e é preciso ter um plano B caso necessário.
Outro motivo é que a própria população pode ter mudanças de comportamento. Um exemplo é o aumento de vendas por e-commerce principalmente no início da pandemia. Ficar atento a estes sinais ajuda a tornar o negócio mais atrativo e útil para as pessoas.
Ser paciente
Por último, mas não menos importante, é preciso começar com calma. Mesmo fora desse cenário, dificilmente alguém começa ganhando muito dinheiro. É preciso ter bastante paciência e construir um bom planejamento até que as coisas comecem a engrenar.
Não vale a pena desistir antes do tempo. Na dúvida, contrate especialistas para buscar orientação sobre mercado e empreendedorismo, assim você estará preparado para empreender nessa pandemia.