MEI caminhoneiro 2023 — O Brasil é um país de proporções continentais, portanto, a atividade do transportador de cargas é essencial para a economia.
Milhares de trabalhadores que prestam serviços de transporte autônomo de cargas se tornaram Microempreendedores Individuais (MEI) nos últimos anos. Nos últimos dois anos, a categoria dos caminhoneiros também abraçou esse modelo.
MEI caminhoneiro tem mesmo mais vantagens em 2023? Nesse texto mostramos isso e muito mais. Olha só:
- MEI Caminhoneiro: o que é e como migrar?
- Vantagens e benefícios de se tornar MEI Caminhoneiro em 2023
- Empreendedorismo: um caminho para quem vive nas estradas
Aproveita as vantagens do MEI para acelerar a sua carreira no ramo!
MEI Caminhoneiro 2023: o que é e como migrar?
O MEI representa os primeiros degraus na formalização de uma empresa. Acontece que muita gente ainda fica surpresa ao saber que pode abrir um CNPJ. Nesse contexto, o caminhoneiro autônomo é um tipo de prestador de serviço que está atento aos benefícios e que mais cresce no nosso país.
A migração do MEI para o MEI Caminhoneiro, criado em 2022 especialmente para a categoria, acontece em uma janela limitada definida pelo Simples Nacional.
Esses são os CNAEs que incluem as atividades de transportador autônomo de cargas, popularmente conhecido como MEI Caminhoneiro:
- Transportador Autônomo De Carga - Municipal 4930-2/01 - 330.330
- Transportador Autônomo De Carga - Intermunicipal, Interestadual E Internacional 4930-2/02 - 122.191
- Transportador Autônomo De Carga - Produtos Perigosos 4930-2/03 - 1.091
- Transportador Autônomo De Carga - Mudanças 4930-2/04 - 29.072
%form_horizontal%
Perceba como cada CNAE — código referente a atividade — é diferente um do outro. Por isso, é muito importante definir com clareza quais são os serviços oferecidos na sua atuação com o transporte de cargas.
Então, é bom ficar de olho e acompanhar as novidades para migrar para MEI Caminhoneiro em 2024.
Vantagens e benefícios de se tornar MEI Caminhoneiro em 2023
Se a gente for levar em consideração o crescimento acelerado de caminhoneiros que optaram pelo MEI Caminhoneiro, apenas na nossa base de usuários no último ano, é fácil pensar que existem alguns benefícios e vantagens de se tornar MEI Caminhoneiro em 2023.
Entre os meses de setembro de 2022 e 2023, a base de usuários da MaisMei saltou de 27,2 mil para 48,3 mil cadastrados na categoria.
Benefícios do MEI Caminhoneiro
Dá uma olhada nos benefícios dessa categoria que cresceu quase 80% nos últimos 12 meses.
- Aposentadoria (idade e contribuição): para homens, a idade mínima é de 65 anos, com 20 anos de contribuição. Já para as mulheres, a idade mínima é de 62 anos, com 15 anos contribuição;
- Aposentadoria (invalidez): válido para quem possui ao menos 12 meses de contribuição e também ficará sujeito a perícia;
- Auxílio-doença: o mesmo caso do benefício anterior: no mínimo 12 meses de contribuição e perícia para determinar a validade do auxílio;
- Auxílio-reclusão: após 24 meses de contribuição, o MEI garante mais esse benefício.
- Pensão em caso morte: outro dos benefícios cedidos aos familiares dos contribuintes do MEI. Este benefício, no entanto, está sujeito a uma criteriosa análise para definir valores e o tempo de pensão.
- Salário-maternidade: benefício para amparar as caminhoneiras que rodam pelo Brasil.
Além disso, o MEI caminhoneiro oferece uma série de outras vantagens, o que contribui para o crescimento de trabalhadores que optaram pela migração.
Vantagens para MEI Caminhoneiro
Já pensou trocar seu automóvel de trabalho, ou até adquirir um para uso pessoal, com até 30% de desconto? Essa é apenas uma vantagem de se tornar Microempreendedor Individual (MEI) Caminhoneiro.
- Desconto na compra de veículos: com o CNPJ em mãos fica mais fácil ter acesso a programas e planos especiais para financiamentos de caminhões;
- Tributação simplificada: seus impostos reunidos em uma único boleto: a guia DAS-MEI. Fácil de acessar e com pagamento simplificado;
- Emissão de Notas Fiscais: atende pessoa jurídica? Conte com a facilidade e otimização para fazer a emissão de suas notas fiscais de serviço;
- Crédito e outros serviços bancários PJ: com um CNPJ, o MEI caminhoneiro consegue facilitar seu acesso às linhas de créditos com juros mais baixo, aberturas de contas PJ para declarar renda com maior facilidade e até maquininhas de cartão, para facilitar ainda o pagamento pela contratação de serviços.
Empreendedorismo: um caminho desconhecido para quem vive nas estradas
A vida do MEI também inclui as obrigações de uma pessoa jurídica, sendo assim, é preciso ficar atento ao recolhimento do imposto mensal (guia DAS-MEI) e a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN).
Como mostramos aqui em cima, essa escolha traz uma série de vantagens e benefícios. Porém, para ficar realmente livre das complexidades tributárias e focar no que realmente importa, a expansão do negócio e o aumento dos serviços de transporte de cargas, pode ser necessário uma ajuda extra.
Os profissionais da estrada que preferem terceirizar a burocracia e os desafios fiscais, podem contar com a ajuda valiosa de contadores e advogados especializados que mantêm o MEI em conformidade com a legislação.
A MaisMei está a postos esperando para te ajudar no que for necessário. É só baixar nosso app e solicitar ajuda na aba serviços.
Portanto, companheiros caminhoneiros, abra o seu CNPJ e pavimente um caminho de sucesso à sua frente. Aproveite todas as condições para alcançar seus objetivos de forma mais tranquila e eficiente com o nosso apoio.