É isso mesmo, MEI: faltam 7 dias até o último dia para fazer a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) de 2023 sem pagar multas por atraso.
Se você ainda não emitiu a sua, é bom fazer isso logo: até última semana, mais de 80% dos usuários da MaisMei ainda não tinham realizado a Declaração Anual do MEI.
Se você está entre esse 1,2 milhão de microempreendedores, é bom lembrar que o Brasil possui mais de 15 milhões de MEIs. Ou seja, muita gente vai acessar o sistema nos próximos dias e as chances de problemas no sistema são muito altas.
Então, partiu evitar essa confusão e emitir a sua Declaração do MEI?
Declaração Anual do Simples Nacional é obrigatória
A Declaração Anual do Simples Nacional é um documento que reúne informações fiscais e contábeis do MEI, como receitas, despesas e contratações, caso o negócio tenha funcionários.
Ela é obrigatória para todos os MEIs que abriram CNPJ antes de janeiro de 2023. Através dela, a Receita Federal e o Governo acompanham o seu negócio, verificando por exemplo se a sua empresa ainda está enquadrada no regime fiscal do MEI.
Além do risco ter seu CNPJ cancelado, não enviar a DASN pode impedir o seu negócio de:
- buscar por crédito e empréstimos
- ter desconto para PJ em compras, inclusive de automóveis
- participar de licitações públicas
- solicitar benefícios previdenciários, como o auxílio-maternidade
Declaração do MEI 2023
Neste ano, a DASN é obrigatória para todos os MEIs que criaram um CNPJ antes de janeiro de 2023.
Nela, você informará o faturamento obtido em 2022 e todas as mudanças ocorridas no seu CNPJ MEI, como contratações, mudanças de endereço ou atividades.
O prazo final para envio da Declaração do MEI, sem multas, é dia 31 de maio de 2023.
Maioria ainda não enviou DASN 2023
A base de usuários da MaisMei possui mais de 1,5 milhão de MEIs. Desses, apenas 19,8%, cerca de 311 mil empresas, realizaram a declaração até a última semana.
Como já dissemos no começo, esse volume representa cerca de 10% do número total de microempreendedores individuais, que hoje é composto por mais de 15 milhões de empresas.
O que acontece se não enviar a Declaração do MEI
Enviar a declaração fora do prazo pode trazer consequências negativas para o seu negócio. Além da multa, o não envio pode gerar o bloqueio da DAS, que é a guia de pagamento dos tributos que o MEI deve realizar mensalmente.
Se for o seu caso, neste artigo mostramos como resolver a Guia Das bloqueada.
3 dicas para fazer a DASN 2023
O processo para fazer a Declaração Anual do MEI é simples, porém, é necessário organização e atenção para emitir corretamente.
Use estas dicas para facilitar a emissão da sua DASN 2023!
1. Reúna os documentos
Dedique alguns minutos para reunir todas as notas fiscais, recibos de vendas e comprovantes de despesas e compras realizadas do seu CNPJ. Se você tiver funcionários, separe as informações sobre eles também.
Ter as informações que serão declaradas organizadas reduz muito o tempo gasto para você emitir sua DASN.
2. Atenção nos cálculos
Você emitirá a Declaração Anual do Simples Nacional em poucos passos. Porém, atenção no momento de fazer os cálculos e revisar as informações preenchidas.
- Acesse o Portal do Simples Nacional.
- Digite o número do seu CNPJ e clique em "Continuar".
- Na próxima tela, selecione o ano calendário 2022 e o tipo de declaração. Escolha a alternativa ‘original’ ou ‘retificadora’, caso queira ajustar uma declaração enviada. Prossiga clicando em "Continuar".
- Informe os valores de receita bruta por atividade.
- Marque se teve ou não uma pessoa empregada em 2022.
- Confira todos os dados da declaração no resumo apresentado.
- Tudo certo? Então, envie a declaração clicando em "transmitir".
- Clique em "imprimir recibo" e salve a cópia do recibo da declaração transmitida em alguma pasta de fácil acesso no seu celular ou computador.
Lembrando que o faturamento total é a soma de todos os valores das vendas de produtos e serviços, com ou sem nota fiscal.
3. Não deixe para o último dia
Neste ano, os prazos finais para envio da DASN e do IPRF acontecem no último dia de maio.
A sobrecarga nos sistemas, causada pelo alto volume de acessos, gera instabilidade, erros durante o processo de envio e até indisponibilidade, especialmente no último dia.
Para evitar esse transtorno, siga as dicas que o time da MaisMei recomenda neste artigo. Se for necessário, separe um dia só para reunir as informações e outro para realizar a declaração.
A MaisMei faz a DASN 2023 para você
Se você está preocupado com o prazo ou não se sente seguro para fazer a Declaração Anual do Simples Nacional, nós cuidamos disso para você!
A MaisMei tem um time de especialistas em contabilidade MEI prontos para garantir que tudo esteja em ordem para o seu negócio.
Faremos a sua declaração de forma rápida e segura, basta preencher as informações nesta página e aguardar o retorno de um de nossos colegas com o recibo da sua DASN.
Confie em quem entende do assunto e mantenha seu CNPJ MEI em dia.
Estamos aqui para te apoiar!