O Carnaval é um dos melhores períodos do ano para oferecer serviços em salões de beleza, estética e barbearia. Aproveitar os dias de folia em festas, blocos ou até mesmo em uma viagem para o litoral faz muitas pessoas buscarem os serviços desses estabelecimentos nessa época.
Em 2023, a expectativa é de que a folia movimente R$ 8,2 bilhões na economia brasileira. Quer atrair esse público e aumentar o seu faturamento nas próximas semanas?
Neste artigo, além de mostrar o que está em alta para o Carnaval 2023, compartilhamos ações perfeitas para a época. Assim, o seu salão de beleza, estética ou barbearia pode colocar em prática as estratégias certas para lucrar mais nesse mês.
Vem com a gente?
Faça uma decoração temática
Assim como no Natal e na Páscoa, onde a decoração remete a chegada das datas nos estabelecimentos, usar elementos que deixem o ambiente com “cara” de carnaval atrai a atenção do público.
Pode ser um pequeno detalhe, mas, ainda assim, isso será um gatilho para que as pessoas lembrem da data. Para o carnaval, sugerimos máscaras de papel, confetes, fitas, brilho ou cores. O que possa ser relacionado com o Carnaval é bem-vindo, desde que não atrapalhe o fluxo do seu estabelecimento, é claro.
Ofereça pacotes de serviços
A estratégia de oferecer pacotes de serviços aos seus clientes é bem conhecida e funciona muito bem nesse momento. Garantir mais de um serviço por cliente é uma verdadeira alegria, assim como curtir o carnaval no Rio ou em Salvador.
Durante esse período, quem quer fazer bonito tende a contratar mais de um serviço de beleza e estética.
Veja alguns exemplos de combos que você pode oferecer tanto em salões de beleza e estética, quanto em barbearias:
Pacotes de serviços que estão em alta para mulheres no Carnaval
- Unhas decoradas para o Carnaval + maquiagem com glitter
- Corte de cabelo + pintura colorida
- Design de sobrancelha + make personalizada
- Penteado + unhas + cabelo
- Limpeza de pele + massagem corporal
- Depilação + limpeza de pele
Pacotes de serviços que estão em alta para homens no Carnaval
- Corte de cabelo + barba
- Descoloração no cabelo e na barba
- Descoloração de sobrancelha + risquinho
- Pintura de cabelo + corte + penteado
Crie promoções especiais e limitadas
Em fevereiro, muitos salões de estética acabam tendo baixo rendimento, por conta de clientes que ainda estão de férias ou por já terem focado nos gastos com beleza no final de ano.
Assim como em outras datas comemorativas, onde o comércio reduz o preço de certos produtos ou serviços, essa estratégia é ótima para esse momento.
Crie promoções especiais que animem e chamem a atenção do público. Um desconto atrativo é um ótimo gatilho para que os consumidores aproveitem o preço diferenciado.
Importante: defina um limite de duração para a promoção. O gatilho de urgência faz com que seus clientes compareçam mais rápido no seu salão ou barbearia.
Documente tudo nas redes sociais
Como você deve saber, as redes sociais são grandes aliadas do MEI. Isso porque é possível ter um perfil comercial no Instagram, por exemplo, e conseguir um alcance rápido dentro de um público muito nichado.
Para o Carnaval, aposte em 3 estratégias: antes, durante e depois.
Vai funcionar assim: alguns dias antes do Carnaval, crie conteúdos que divulguem suas promoções e pacotes especiais para a festividade, assim como horário de funcionamento e disponibilidade de agenda.
Durante o Carnaval, poste fotos e vídeos da decoração, do processo estético dos clientes, do serviço feito ou produto vendido, etc. Mostrar o que está acontecendo, em tempo real, estimula outras pessoas a quererem o que estão vendo também.
Para fechar com nota 10, após o Carnaval, crie conteúdos fazendo uma retrospectiva ou compilados dos frutos que você colheu durante esta semana. Isso traz autoridade e uma oportunidade de você continuar com ações sazonais.
Deixe claro o horário de funcionamento
Mesmo não utilizando nenhuma das estratégias que citamos acima, estar com o salão de beleza aberto em dias e horários que muitos concorrentes fecham é certeza de faturar mais. Basta divulgar e anunciar que estará funcionando.
Portanto, é importante que você se certifique de que seus clientes saibam o seu horário de funcionamento.
Durante os outros dias, caso o seu estabelecimento fique no percurso de algum bloco, ruas fechadas ou no meio de alguma movimentação caótica, planeje o seu horário de funcionamento.
Coloque placas, avise nas redes sociais, em mensagens de transmissão, boca a boca, etc. O importante é que seus clientes não se deparem com a porta fechada.
E agora, qual o próximo passo?
A MaisMei sabe que ideias criativas ajudam negócios a lucrarem mais e também entende que desenvolver essas estratégias demanda tempo.
Aceitar ajuda para lidar com a burocracia, e investir tempo no que realmente interessa e que impacta nas suas vendas, vai transformar sua rotina e seus resultados.
Por isso, fechamos esse artigo com um convite: siga nosso Instagram e deixe a gente te ajudar nas responsabilidades e burocracias que envolvem a gestão do seu negócio.
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