Hoje o Instagram é uma ferramenta essencial para o empreendedor divulgar o seu trabalho. Afinal, passamos boa parte do dia nas redes sociais não só para acompanhar as atualizações da família e amigos, mas também pesquisando sobre os produtos que desejamos. Ou seja, criar uma loja virtual no Instagram é contar uma ferramenta poderosa de negócio na palma da mão.
Por isso, reunimos neste post todas as informações que você precisa para usufruir dos benefícios dessa ferramenta além de um passo a passo de como criar sua loja no Instagram.
O que é a loja virtual no Instagram?
Também chamada de Instagram Shopping, trata-se de um conjunto de recursos gratuitos que permite ao empreendedor divulgar seus produtos e atrair mais pessoas ao seu e-commerce a partir das suas publicações. Com a loja virtual, o processo de compra é simplificado, o que aumenta as chances de finalização da compra.
Catálogo de produtos e coleções
Ao criar uma loja no Instagram, você pode cadastrar todo o seu catálogo, com informações como preço, tamanhos, modelos e o link que direciona à página do produto no seu e-commerce. Os clientes podem acessar a loja através do botão “Ver loja” no perfil da sua marca.
Depois, você pode organizar os produtos em coleções, de acordo com os critérios que preferir.
Por exemplo, uma loja de roupas e acessórios que decide vender pelo Instagram, após cadastrar o seu estoque, pode agrupar os itens por categorias como “blusas”, “calças”, “vestidos”, “pulseiras”, etc. Mas também é possível utilizar as coleções de maneira temática e criativa, como “Outlet” (para as peças com desconto), “Looks para as festas de fim de ano”, “Coleção primavera-verão” e o que mais sua imaginação permitir.
O feed é a nova vitrine
Continuando com o exemplo da loja de roupas, ao publicar fotos e vídeos no Instagram que contenham os produtos do seu catálogo, é possível fazer uma marcação (tag) dos itens como quando marcamos pessoas nas fotos. Também é possível inserir tags de produtos nos stories.
Ao clicar sobre a tag, o cliente é direcionado para a página do produto (PDP) no Instagram que reúne as informações importantes sobre ele, como preços, descrições, outras publicações em que ele foi marcado e o link para o finalizar a compra em seu site.
E o Instagram recentemente adicionou uma aba semelhante ao explorar dedicada somente às lojas. Para acessá-la, é só clicar no ícone de bolsa na parte de baixo do app. Este recurso apresenta indicações de produto baseadas nos interesses de cada usuário, uma ótima oportunidade da sua marca ser descoberta por novos clientes!
Loja virtual no Instagram: as vantagens para o MEI
Já explicamos em nosso blog porque sua empresa deve estar nas redes sociais. E se você possui uma loja virtual, abrir uma loja no Instagram é fundamental.
Com os recursos disponíveis para lojas que apresentamos anteriormente, fica claro que o Instagram está investindo em ferramentas que incentivem e facilitem a comercialização de produtos dentro do app. Para os MEIs, isso significa uma plataforma gratuita para a divulgação de seus serviços com um potencial de alcance gigantesco.
Confira outros benefícios de ter uma loja virtual no Instagram:
- Processo de compra seguro tanto para o vendedor quanto para o cliente;
- Finalização mais rápida da compra;
- Maior número de visitas no site;
- Alcançar novos clientes, com ferramentas com uma aba explorar dedicada somente às lojas.
Quem pode ter uma loja no Instagram?
Para poder criar uma loja no Instagram, é preciso atender a alguns critérios. Veja quais são:
- Ter uma conta comercial no Instagram;
- Comercializar apenas produtos físicos, e não serviços. A venda de álcool, animais, armas e produtos para adultos não é permitida;
- A conta do Instagram precisa estar conectada a uma página do Facebook ou a um Gerenciador de Negócios do Facebook;
- Ter pelo menos 9 publicações para ativar a loja;
- Estar em conformidade com as políticas do Instagram.
Antes de começar o processo de criar uma loja no Instagram tenha certeza de cumprir todos esses requisitos. Para mais detalhes, consulte os requisitos de qualificação para comércio do Instagram.
Como criar uma loja virtual no Instagram
Agora sim, vamos mostrar como criar uma loja no instagram passo a passo. Confira:
Passo 01 - Conecte a conta do Instagram à página do Facebook:
- Na página da sua loja no Facebook, clique em “Configurações” no canto inferior esquerdo da tela;
- Clique em “Instagram” no canto inferior esquerdo;
- Clique em “entrar” no campo “Adicione sua conta do Instagram para começar”;
- Na nova janela que irá abrir, faça o login no Instagram. O sistema pode pedir a confirmação de alguns dados. Após isso, seu Instagram estará veiculado à página do Facebook.
Passo 02 - Cadastre os seus produtos:
Você pode cadastrar seus produtos de duas formas: pela página do Facebook ou pelo Gerenciador de Negócios. O processo pelo Gerenciador é um pouco mais complexo, mas é a forma mais segura e com menor chances de apresentar erros.
Vamos explicar os dois processos separadamente.
Pela página do Facebook:
- Clique em “Configurações” na sua página;
- Em “Modelos e abas”, verifique se está no modelo de compras. Se estiver, clique em “Compras”, ative a guia e clique em “Salvar”;
- Irá aparecer o link de sua loja. Clique nele, realize as configurações solicitadas e aperte “Ok”;
- Na página que irá aparecer, clique em “Adicionar produto” e comece a cadastrar os itens, inserindo todas as informações importantes como imagens, nome, preço, se é novo ou usado e link para compra;
- Salve o cadastro;
- O Facebook irá avaliar o seu catálogo antes de liberar a venda. Esse processo pode levar de algumas horas até dois dias. Assim que for finalizado, você receberá uma notificação.
Pelo Gerenciador de Negócios:
- Faça login no Gerenciador de Negócios com os mesmos dados que você utiliza para acessar o Facebook;
- Na aba que fica ao lado esquerdo da tela, clique em “Catálogos”;
- Depois clique em "Adicionar"para criar um novo catálogo;
- Selecione “Comércio Eletrônico” e clique em “Avançar”;
- Se seu e-commerce estiver hospedado em uma plataforma parceira do Facebook (clique aqui para ver a lista completa) basta selecionar e transferir os dados e pular para o penúltimo item dessa lista. Do contrário, siga os próximos passos;
- Dê um nome ao catálogo e clique em “Criar catálogo”;
- Clique em “Itens” e depois em “Adicionar itens” para cadastrar os produtos da mesma forma como o processo pela Página;
- Após inserir as informações do item, clique em “Adicionar Produto” e, ao cadastrar todos, clique em “Concluir”;
- Ação necessária tanto para quem importou a lista de produtos de uma plataforma parceira quanto para quem fez o cadastro individual dos itens: Na aba “Visão Geral”conecte seu catálogo com a conta no Instagram;
- Aguarde a notificação do Facebook sobre a aprovação do seu catálogo (pode levar até 48 horas).
Passo 03 - Ativação no Instagram:
- No aplicativo, clique em “Configurações”;
- Selecione “Empresa” e depois “Compras”’;
- Selecione o catálogo que deseja e pronto, ele já estará disponível na aba “Ver loja” para os seguidores;
Passo 04 - Marcando os produtos nas fotos:
- No seu perfil, clique na foto com o produto que deseja marcar;
- Clique nos 3 pontos no canto superior direito da fpto;
- Clique em “Editar”;
- Clique no botão “+”;
- Clique em “Marcar Produtos”;
- Selecione o produto desejado e clique em “Concluir”.
Pronto, sua loja está configurada!
Passo 05 (opcional) - Crie coleções de itens
- No Gerenciador de Anúncios, cliquem em “Gerenciador de Comércio”;
- Clique em “Começar”;
- Selecione onde os clientes deve concluir a compra (no site, Instagram, Facebook ou por Mensagem Direta;
- Verifique se os dados estão corretos e clique em “Criar sua Loja”;
- Na página para a qual você será redirecionada, clique em “Criar uma Coleção”;
- Dê um nome à sua coleção e insira uma descrição;
- Selecione a imagem de capa da coleção;
- Clique em “Avançar” e selecione os produtos que fazem parte dessa coleção (entre 6 e 30 itens);
- Clique em "Confirmar" e aguarde a aprovação do Facebook;
- Enquanto espera a autorização do Facebook clique em “Ir para o configurador de loja” e edite o layout da sua coleção conforme preferir;
- Clique em “Publicar Atualizações” e “Publicar Agora”.
- Pronto! Suas coleções estarão disponíveis assim que o Facebook aprovar.
Comece a divulgar sua loja no Instagram
Depois de configurar sua loja e até mesmo criar coleções temáticas, você já está pronto para começar a vender pelo Instagram. E para ter sucesso, vale aquele velho ditado: “Divulgação é a alma do negócio”.
Lembre-se sempre de marcar seus produtos nas publicações e utilize estratégias de marketing digital para atrair mais público para o seu perfil. Você pode começar lendo o nosso conteúdo sobre 5 técnicas para vender mais no Instagram.
Esperamos que esse guia tenha sido útil para você. Boas vendas!