Ter o próprio negócio é o sonho de muitos brasileiros. Entretanto, não basta apenas “uma ideia na cabeça” e muita vontade de fazer acontecer. É preciso transformar essa ideia em um plano bem estruturado para garantir o sucesso do empreendimento. E se você não sabe nem por onde iniciar, fique tranquilo! Neste artigo, trouxemos os principais itens que precisam ser feitos antes de abrir um negócio e algumas dicas de como executar cada um deles.
Mas por que é tão importante pensar nessas coisas antes de abrir sua empresa? Por que não definir alguns desses itens após começar a operação? Se você está se perguntando isso, saiba que, de acordo com o IBGE, 21% das empresas fecham apenas um ano após a inauguração. Entre os principais motivos para isso estão a falta de adequação ao mercado, precificação errada e má gestão financeira.
Apesar de ser necessário adequar alguns itens no decorrer do caminho, é necessário estudo para defini-los anteriormente a fim de começar o mais próximo do que seria o ideal e evitar problemas logo no início do seu negócio.
Então, vamos às dicas para transformar seu sonho em realidade? Boa leitura!
Defina que tipo de negócio deseja abrir
Se você quer empreender, mas ainda não tem ideia do que fazer, pense em coisas das quais você gosta. Por exemplo, se gosta de cozinhar, pode abrir uma lanchonete ou um delivery de marmita.
Após decidir sua atividade principal, é hora de pensar em como realizá-la. Você vai precisar de um espaço físico para atender seus clientes ou vai trabalhar com delivery/a domicílio? Que tipo de produtos e matérias-primas vai precisar? Vai começar a sua marca do zero ou deseja ter uma franquia? Qual o mínimo de material que você precisa para iniciar sua operação?
Por exemplo, se você deseja abrir uma lanchonete mas não tem muito capital, talvez a melhor forma de começar seja com um serviço de delivery para não precisar alugar um ponto comercial. Além disso, vai precisar testar receitas e definir se oferecerá lanches tradicionais ou gourmets, além de encontrar fornecedores para os ingredientes.
Algumas perguntas para você se fazer nesse momento:
- Sua ideia é viável a curto, médio e longo prazo?
- Sua ideia é escalável caso você queira ampliar seu negócio no futuro?
- Sua ideia vai sobreviver ao tempo ou sua empresa durará somente enquanto for novidade?
Também é importante validar sua ideia com outras pessoas. Consulte amigos e outros profissionais do mesmo ramo para saber o que eles pensam sobre seus planos e quais conhecimentos têm sobre o mercado e que podem ajudar você a refinar seu plano.
Colete informações
E já que estamos falando de validar ideias, você precisa reunir o máximo de informações o possível sobre o mercado, público-alvo, concorrentes, marketing e finanças a fim de construir uma base sólida de conhecimento antes de abrir um negócio. Listamos algumas perguntas que você deve responder enquanto analisa cada um desses itens.
- Mercado: Qual é o seu mercado? Ele está saturado ou existe espaço para mais uma empresa na sua região? Quais são os riscos de entrar nesse mercado? Quais oportunidades podem ser exploradas? Você sabe como esse mercado é regulamentado?
- Público-alvo: Qual é seu público-alvo (gênero, faixa etária, classe social, hábitos de consumo)? Por que elas vão precisar do seu produto/serviços? De que forma eles buscam por produtos/serviços como o seu?
- Concorrentes: Quais e quantos são seus concorrentes? Qual o diferencial do seu produto/serviço para o deles? O que eles fazem que pode ser uma inspiração para você?
- Marketing: Que canais você pode usar para divulgar o seu negócio? Quais atributos do seu produto/serviço podem ser usados como diferenciais para essa divulgação?
- Finanças: Qual o investimento inicial necessário? Quais custos estão envolvidos em toda a operação?
Voltando ao exemplo da hamburgueria, ao fazer uma pesquisa, o empreendedor pode descobrir que na sua região há uma predominância de moradores mais jovens e que, parte deles, é vegetariano ou, vez ou outra, preferem refeições sem carne. Com isso, pode oferecer entre as opções do seu cardápio, um hambúrguer vegetariano.
Você verá como, com a ajuda dessas perguntas, a entrada da sua empresa no mercado será feita com mais segurança e com um produto/serviço mais adequado ao que o público busca.
Avalie seu perfil empreendedor
Depois de se informar sobre o mercado, público e produto, é hora de olhar para si mesmo. Você vai precisar pelo menos ter noções básicas de gestão, atendimento ao cliente, finanças e de como negociar, para garantir que seu negócio seja bem administrado. Além disso, saber se comunicar e criar bons relacionamentos é muito importante para lidar com clientes, fornecedores e pessoas influentes no seu mercado e que podem abrir a porta para novas oportunidades.
Ao definir seus pontos fracos, busque formas de melhorá-los. Na internet, há uma série de materiais que podem ser consultados, como vídeos no YouTube e cursos gratuitos de instituições como o Sebrae e a Fundação Getúlio Vargas. E você também pode ficar sempre de olho aqui no blog do MaisMei, pois estamos sempre trazendo novas informações e dicas de empreendedorismo.
Estruture um plano antes de abrir um negócio
Agora que você já tem dados suficientes sobre o mercado e entende qual é seu perfil empreendedor, é hora de colocar tudo isso no papel e montar o seu plano de negócios. Nele, você deve colocar toda a análise que fez do mercado, concorrentes, públicos e fornecedores, assim como suas ideias de marketing e os investimentos que precisam ser feitos.
No entanto, a diferença entre o plano e a pesquisa que você fez até aqui é que agora você vai pensar nos seus objetivos e definir metas e prazos de acordo com a análise. Onde o seu negócio deve estar daqui um ano? E daqui a cinco? E dez? Tudo isso você já deve pensar antes de abrir a sua empresa.
No plano de negócios, devem constar seus objetivos de:
- Vendas/Prestação de Serviços;
- Financeiros;
- Marketing;
- Ampliação dos Serviços/Produtos (como ampliar a oferta ou melhorar os produtos/serviços que você oferece à medida que a empresa cresce).
Como definir metas no plano de negócios
Para definir essas metas, saiba que elas precisam ser específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e terem um prazo para serem cumpridas.
Por exemplo, seu negócio é uma hamburgueria que inicialmente vai começar como delivery mas, em um ano e meio você quer ter um espaço físico para servir seus clientes. Transformando isso em uma meta que cumpra os requisitos que apontamos, ficaria:
“Juntar R$15 mil reais nos próximos 16 meses para montar a lanchonete.”
Ela é específica, pois deixa claro o que deve ser feito. É mensurável, já que é possível acompanhar mês a mês o quanto de dinheiro você guarda. Alcançável, porque o dinheiro guardado vem do lucro do negócio e é realista pois é um valor que pode ser retirado todo mês (lembre-se de fazer o orçamento de acordo com a sua realidade!). E, por fim, ela tem um prazo para ser cumprida. Note que colocamos 16 meses, pois, se o plano é abrir um ponto comercial em um ano e meio, ainda temos dois meses de sobra para alugar o espaço e fazer os reparos necessários.
Depois de estabelecer as metas macro, divida-as em pequenas tarefas que devem ser realizadas em prazos mais curtos para facilitar a execução do seu plano de negócios.
Formalize seu negócio
Com seu plano estruturado, chegou a hora de colocar a mão na massa, enfim, abrir o seu negócio! Mas não basta simplesmente começar a oferecer seu produto ou serviço na informalidade. Formalizar a empresa garante maior segurança jurídica, além de facilitar parcerias com outras empresas e o acesso a linha de créditos.
Se você está empreendendo sozinho, uma boa opção é registrar sua empresa dentro da categoria MEI (Microempreendedor Individual). Entre os principais benefícios de ser MEI, estão a facilidade em abrir a empresa, a tributação simplificada e com menor custo, além de permitir que microempreendedor acesse benefícios da previdência social. Já explicamos aqui no blog o custo-benefício de ser MEI, não deixe de conferir!
Como abrir uma empresa MEI?
Se você quer se formalizar como MEI, tenha certeza que atende a todos os requisitos antes de abrir um negócio dentro desse sistema. Para ser MEI, é preciso realizar umas das 467 permitidas para essa categoria, respeitar o teto de faturamento de R$ 81 mil por ano, não ter participação em outra empresa e ter, no máximo, um empregado.
Se você atende a esses requisitos, você pode se tornar MEI! O processo de abertura do CNPJ pode ser feito totalmente online. Nesse artigo, explicamos passo a passo como abrir sua empresa MEI. Se tiver dúvidas nesse processo, você pode abrir o CNPJ com a ajuda de especialistas do MaisMei.
Gostou das dicas? Esperamos que elas tenham ajudado você a se preparar melhor para esse momento tão importante que é abrir um negócio próprio. Desejamos muito sucesso nessa nova empreitada!