Quer conquistar mais seguidores verdadeiros no Instagram? Aqueles seguidores que realmente gostam da sua empresa e querem interagir com ela pelas redes sociais? Então, a primeira coisa que você não deve fazer é comprar seguidores.
Eles não estão envolvidos com a sua marca, não vão recomendá-la e não vão compartilhar as suas publicações com ninguém. Esses usuários não geram engajamento e, consequentemente, também não geram alcance.
Além desses pontos negativos, eles não convertem em vendas já que são seguidores falsos e não se interessam pelo produto ou serviço que o seu negócio tem para oferecer.
Quer mais um último motivo para não comprar seguidores? O seu perfil pode ser sofrer o shadowban e ser bloqueado pelo próprio Instagram, desta forma, nenhuma outra pessoa além dos seus seguidores poderá ver as suas postagens.
Por tudo isso, a melhor forma de conquistar mais seguidores na sua rede social é realmente aprender boas estratégias e colocá-las em prática. Confira abaixo as principais dicas para ajudar o Instagram da sua empresa crescer e fazer um grande sucesso!
Como atrair mais seguidores no Instagram:
1. Tenha uma bio atrativa
A bio do Instagram representa o perfil da sua empresa. Ela é a porta de entrada da sua rede social para aqueles que se interessem pelo seu conteúdo e a primeira impressão é a que fica, não é mesmo?
Por esse motivo, o nome que estará no perfil deve conter a palavra-chave relacionada ao seu negócio. Já o nome de usuário deve ser o mesmo usado em outras redes para facilitar a vida das pessoas que querem encontrar o seu negócio no Instagram.
No perfil, você pode incluir um link clicável. Por lá, é possível adicionar, por exemplo, o site da sua empresa. Mas e se tiver outros links que queira compartilhar com os usuários? É simples: você pode usar o Linktree.
Por lá é possível montar um menu com os links do seu canal no YouTube, para entrar em contato por WhatsApp, página do Facebook e assim por diante. Adicione quantos links quiser.
A foto do perfil também é muito importante. Ela deve ter as cores da sua empresa para uma identificação rápida. Se tiver uma logo, melhor ainda. Pois ela é a representação visual da marca.
Na descrição da bio, explique o que os seus seguidores verão por ali. Serão dicas? Produtos? Faça uma descrição objetiva que passe as informações principais do seu negócio.
2. Crie conteúdo de qualidade
Criar um conteúdo relevante para os seus seguidores é essencial, afinal de contas, para ser seguido, você precisa oferecer algo que eles queiram. Por exemplo, se você tem uma academia, dar dicas de como cuidar melhor da saúde é uma boa ideia.
Outra dica interessante é testar formatos diferentes. Coloque vídeos, imagens em carrossel, use o IGTV, os stories, faça lives, etc. Utilize todos os recursos que o Instagram tem para oferecer e entenda qual desses formatos engaja mais o seu público.
3. Use hashtags relevantes
As hashtags no Instagram têm grande apelo e ajudam você em sua estratégia de marketing. Elas são palavras são clicáveis do seu texto que representam oportunidades para que a sua empresa seja encontrada na plataforma.
Portanto, sempre use as hashtags relacionadas ao seu ramo de atuação nas suas legendas, elas ampliarão o alcance das suas postagens e farão com que outras pessoas encontrarem a sua empresa, com mais facilidade, no Instagram.
4. Mantenha a frequência nas postagens
Ser constante é algo essencial nas redes sociais. Por isso, manter uma determinada frequência de postagens fará com que o seu público tenha sempre a presença da sua empresa no feed.
Isso mostra também a consistência da marca, algo que gera confiança e credibilidade. E, em um mercado tão concorrido quanto esse, essas são características muito importantes.
5. Use ferramentas que facilitem o seu dia a dia
Já pensou em todos os dias ter que acessar a plataforma para fazer um novo post? Além do seu tempo ser muito corrido, difícil vai ser lembrar desse detalhe com tantas responsabilidades durante o dia.
Para evitar esse esquecimento, você pode contratar uma plataforma para agendar os posts e deixar a publicação já programada. Isso pode ser feito com o feed, com os stories e com o IGTV. Assim, você não precisa se preocupar com horários.
Quer mais facilidade? Para ter bons resultados nas suas postagens, que tal consultar as informações e dados oferecidos pelo Instagram Analytics. Essa ferramenta consegue oferecer diversas informações relevantes para a sua estratégia nas redes sociais, dados valiosos para montar e aperfeiçoar a sua persona todos os dias.
6. Interaja com os usuários na plataforma
Aqui não cola muito essa de “venha a nós e ao vosso reino”. Dentro do Instagram existem relacionamentos de troca, por isso, você também precisa participar das interações na rede social.
Olhe o feed e comente os conteúdos dos seus seguidores, curta, marque parceiros, compartilhe em outras redes sociais e assim por diante.
7. Promova seu conteúdo
Cada vez mais as redes sociais, inclusive o Instagram, estão diminuindo o alcance orgânico dos conteúdos. Isso era algo já esperado, afinal de contas, as redes vivem de posts pagos.
Por isso, hoje é necessário ter um foco maior em promover os seus conteúdos de forma paga, ou seja, na forma de anúncios.
Dependendo do seu nível de conhecimento na área, você pode contratar um especialista ou pode começar por conta própria aos poucos. Você pode separar um valor fixo por mês e começar fazendo testes.
Entenda o que está e o que não está funcionando por meio das métricas oferecidas pela própria rede social. E, na hora de promover, dê preferência aos conteúdos que tiveram maior alcance. Mas como?
Vá no perfil da sua empresa, clique nas 3 barras do canto superior direito e em “Informações”. Depois, vá em “Publicações do feed” e clique em “Ver tudo”. A lista de publicações mostrada aparece de acordo com o alcance.
Quanto maior o alcance, maior a possibilidade de você conseguir bons resultados com o seu anúncio.
Como você viu, existem muitas formas de conseguir seguidores no Instagram sem precisar pagar por isso e obter resultados excelentes. Esses novos seguidores, podem ser convertidos em clientes e ainda promover o seu negócio para os amigos.